O crescimento do Ensino Superior no Portugal democrático: evolução da pós-graduação e da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n51.14974

Palavras-chave:

Declaração de Bolonha, Ensino Superior, Financiamento, Investigação Científica.

Resumo

De entre as inúmeras alterações que Portugal conheceu decorrentes da Revolução de Abril, as educativas foram avassaladoras. Desde 1974 assistiu-se a mudanças significativas em todo o edifício educativo, nomeadamente o estabelecimento de uma escolaridade obrigatória e um ensino básico e secundário unificado, a explosão da procura de educação, a criação do ensino superior politécnico, a privatização do ensino superior, a promoção da investigação científica, a ratificação da Declaração de Bolonha ou novas leis de financiamento e de governo e autonomia das instituições públicas de ensino superior. No quadro do ensino superior, a adoção da Declaração de Bolonha obrigou a grandes alterações do enquadramento jurídico da estrutura da formação superior dos países que a ratificaram e, no caso português, concretizou-se num enorme crescimento da pós-graduação e do número de diplomados. Neste artigo, os autores sustentam a sua análise com recurso às estatísticas oficiais de Portugal e de organismos internacionais, analisando a expansão da pós-graduação e da investigação, particularmente no quadro pós-Bolonha. Apresenta-se, ainda, o caminho percorrido pelo sistema científico português e contextualiza-se a situação portuguesa no quadro internacional. Terminar-se-á o artigo com algumas reflexões que poderão ajudar a formular políticas públicas conducentes à melhoria do estado do ensino superior público em Portugal, mormente no financiamento da pós-graduação e da produção científica.

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Biografia do Autor

Pedro Ribeiro Mucharreira, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

Professor Auxiliar Convidado.

Doutorado em Educação, especialidade em Formação de Professores.

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

CERDEIRA, Luísa; CABRITO, Belmiro Gil; MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro. O crescimento do Ensino Superior no Portugal democrático: evolução da pós-graduação e da produção científica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 51, p. e14974, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n51.14974. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/14974. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 51 - Qualidade da Educação e Educação de Qualidade