O pensamento de Paulo Freire no século XXI – questionamentos e validade atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n60.15258

Palavras-chave:

atualidade de Freire, desconstruindo Paulo Freire, escola sem partido.

Resumo

O sentido deste texto é fazer uma reflexão em torno da pertinência do pensamento de Paulo Freire, considerando questionamentos que lhe são feitos hoje. O texto tem o desafio de buscar, criar ou refazer aportes de seu pensamento à construção de um mundo mais justo e solidário por meio do ato educativo. Isto é, de sua validade e pertinência à educação hoje. O percurso da reflexão se estrutura em dois movimentos. O primeiro interroga as propostas do Movimento da Escola sem Partido, apresentando as intencionalidades inerentes ao projeto, seus limites e como o pensamento freireano responderia a suas preocupações. O segundo movimento questiona a legitimidade dos argumentos presentes no livro, “Desconstruindo Paulo Freire”, organizado por Santos (2017). Não se explora a obra na integralidade, pois ela mesma nos parece uma compilação de coisas, que não estão necessariamente relacionadas, mas todas compartilham um objetivo comum: desconstruir o pensamento de Freire. Analisa-se, então, fragmentos que exemplificam seu objetivo e permitem avançar nas reflexões acerca da pertinência do pensamento pedagógico de Freire. O ensaio conclui, retomando os pressupostos sócio-políticos e pedagógicos humanistas de Freire, entendendo-os como promissores na construção de um mundo comum mais democrático, livre, justo e solidário. Antecipa-se que as teses sustentadas pelos dois movimentos se enquadram em um cenário de culpabilização e de criminalização dos movimentos sociais, como sendo responsáveis pelo fracasso da escola pública.

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Biografia do Autor

Daniel Fernando Sanchez Navarro, Universidade Federal de Goiás – UFG.

Licenciado en ciencias sociales de la Universidad Pedagógica nacional - Bogotá - Colômbia - 2016. Mestre em Educação  nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ – Ijuí/RS – Brasil - 2018. 

Martin Kuhn, Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ.

Doutorado em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ – Ijuí/RS – Brasil e Universidad Autónoma de Madrid. Pós-Doutorado em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. (Bolsista Capes/Prosup). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Frederico Westphalen – RS.

Walter Frantz, Universidade Regional Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.

Doutor em Ciências Educativas: Sociologia, Pedagogia e Ciências Políticas, pela WWU – Universidade de Münster, Alemanha. Pós-doutorado no Programa em Ciências Sociais – UNISINOS. Professor do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais – DCJS; Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI – RS.

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Publicado

29.03.2022

Como Citar

NAVARRO, Daniel Fernando Sanchez; KUHN, Martin; FRANTZ, Walter. O pensamento de Paulo Freire no século XXI – questionamentos e validade atual. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 60, p. e15258, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n60.15258. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15258. Acesso em: 18 abr. 2024.