“Neoliberalismo e neoconservadorismo na educação brasileira contemporânea: uma leitura freireana da base nacional comum curricular e do movimento escola sem partido”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n60.15701

Palavras-chave:

BNCC, escola sem partido, neoconservadorismo, neoliberalismo, Paulo Freire.

Resumo

Propomos neste artigo uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular e do movimento Escola sem Partido, dois projetos que, ao nosso ver, estão em consonância com uma tendência neoliberal e neoconservadora das políticas educacionais brasileiras contemporâneas. A partir de uma retomada de conceitos idealizados por Paulo Freire, não por acaso o educador que está no cerne da crítica do movimento Escola sem Partido à educação nacional, nós buscamos uma compreensão mais crítica desses dois documentos, procurando entender os valores e os interesses que os movem, à luz da obra freireana. Este trabalho traz à tona quão desafiadora é a leitura de textos que se apropriam de uma linguagem democrática para fazer propostas que são neoliberais e neoconservadoras na prática. Esse desafio, no entanto, evidencia a importância de ler criticamente e essas e outras políticas educacionais atuais, para que possamos construir uma resistência que esteja à altura das ameaças que a educação democrática enfrenta hoje.

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Biografia do Autor

Olívia Bueno Silva Fortes, Universidade de São Paulo – USP

Olívia Fortes possui Bacharelado e Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Inglês pela Universidade de São Paulo e Mestrado em Educação e Linguagem pela mesma instituição. Atualmente, é professora de língua inglesa na educação básica regular e integra o Grupo de Estudos ELCo - Educação, Linguagem e Colonialidade", coordenado pela Profa. Ana Paula Duboc. Seus interesses de pesquisa abarcam: neoliberalismo e políticas educacionais, ensino e aprendizagem de inglês, perspectivas críticas para o ensino de línguas.

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Publicado

29.03.2022

Como Citar

FORTES, Olívia Bueno Silva. “Neoliberalismo e neoconservadorismo na educação brasileira contemporânea: uma leitura freireana da base nacional comum curricular e do movimento escola sem partido”. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 60, p. e15701, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n60.15701. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15701. Acesso em: 29 mar. 2024.