As perspectivas de competências na BNCC: uma análise à luz da pedagogia Freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n61.15798

Palavras-chave:

Freire, BNCC, Competências.

Resumo

Buscou-se analisar, neste trabalho, as competências gerais apresentadas na BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental e investigar se a pedagogia freireana apresenta alternativas para a superação e enfrentamento de políticas neoconservadoras, a partir de uma pesquisa documental de cunho qualitativo, que utilizou como principal referencial teórico Paulo Freire e suas contribuições epistemológicas e pedagógicas a respeito das categorias educação crítica, coletividade e conscientização, norteada pela seguinte questão de pesquisa: “a pedagogia freireana pode ser uma fonte de resistência ao instrumentalismo presente no neoconservadorismo proposto na BNCC?”. Dessa forma foi possível identificar que as competências apresentam características avessas a uma compreensão mais ampla e crítica, fundamentada na compreensão de educação crítica e conscientizadora de Freire (1987).

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Publicado

07.07.2022

Como Citar

PINTO RIEGER HIPLER, Elis Laura; TIEDE FRAGA, Lídice; GOUVÊA DA SILVA, Antonio Fernando. As perspectivas de competências na BNCC: uma análise à luz da pedagogia Freireana. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 61, p. e15798, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n61.15798. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15798. Acesso em: 29 mar. 2024.