n. 61: Dossiê 61 - Cidades Educadoras

Fluxo contínuo - (abr./jun. 2022) 
Publicado: 28.06.2022

Apresentação

  • Dossiê: experiências pedagógicas em direção à cidade educadora

    João Clemente de Souza Neto, Rosana Maria Pires Barbato Schwartz, Bernd Johannes Fichtner
    e22340
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.22340

Dossiê 61 - Cidades Educadoras

  • Cidade educadora e humanizadora: a redução das desigualdades e vulnerabilidades

    Lúcia Helena Polleti Bettini, Ingrid Hotte Ambrogi, Rosana M.P.B. Schwartz
    e21891
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21891
  • Cidades educadoras e políticas para imigrantes: o caso do município de São Paulo – SP

    Lucia Maria Machado Bógus, Luís Felipe Aires Magahães
    e22154
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.22154
  • O Centro Educacional Unificado (CEU) como lócus da formação docente em vista de uma cidade educadora

    Adriana de Carvalho Alves Braga, João Clemente de Souza Neto, Leandro Alves Lopes
    e22001
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.22001
  • Desenvolvimento profissional docente via mapas narrativos no contexto da cidade educadora

    Márcia Tostes Costa da Silva, Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Maria de Fátima Ramos de Andrade
    e21843
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21843
  • Descolonizando linguagens cartográficas – a construção de uma cartografia engajada

    Paul Schweizer, Orlando Coelho Barbosa
    e21857
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21857
  • Entre a violência dos sentidos e os sentidos da violência: as vozes da memória operária sobre os regimes autoritários português e brasileiro do século XX

    Eliane Cristina da Silva Nascimento, Sidney Jard da Silva
    e21758
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21758
  • Os usos do funk na educação antirracista: pensando o poder da música

    Bruno Muniz, Marcos Antonio Batista da Silva
    e21819
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21819
  • A educação inclusiva como catalisador para o desenvolvimento biográfico de jovens refugiados

    Axel Foeller-Mancini
    e22193
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.22193

Artigos

  • Escola nos tempos atuais: desafios e possibilidades a partir de Paulo Freire

    Fernanda dos Santos Paulo, Mônica Tessaro, Maria Teresa Ceron Trevisol
    e14606
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.14606
  • “Bem conformado, robusto e são”: instrução e presença de pretos e pardos na companhia de aprendizes marinheiros do Pará

    Iza Andrielle Batista Duarte Madeira, Alberto Damasceno, Karla Nazareth Corrêa de Almeida, Lucas dos Santos da Silva
    e21624
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21624
  • A formação continuada da equipe gestora na rede pública municipal de Messias-Alagoas

    Givanildo da Silva, Alex Vieira da Silva, Fernanda Santos do Nascimento
    e21641
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21641
  • Paulo Freire e seu legado para uma educação democrática: uma análise dialógica do retrato roubado dos educadores brasileiros

    Laura Sacco dos Anjos Torres, Maristani Polidori Zamperetti
    e15709
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.15709
  • A geopolítica do poder: movimentos cotidianos e deslocamentos forçados na modernidade

    Claudia Chagas, Renata Rocha, Thamy Lobo
    e17755
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.17755
  • Educação libertadora contra a ignorância e a barbárie: notas do pensamento crítico de Paulo Freire

    Alex Sander da Slva, Karoline Cipriano dos Santos
    e15794
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.15794
  • Extensão universitária libertadora como lugar de resistência

    Janine Moreira
    e15785
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.15785
  • Materialismo histórico-dialético e a transformação da realidade

    Édio Luís Bressan, Iria Brzezinski
    e20986
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.20986
  • Perguntas pedagógicas na formação inicial de professores: melhorias na qualidade da educação

    Adriele Ribeiro dos Santos Lamim, Manoel de Souza Lamim Netto, Dulcimeire Aparecida Volante Zanon
    e21715
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21715
  • Identidade e predileção por times de futebol entre alunos de uma escola fronteiriça (Brasil-Bolívia)

    Carlo Henrique Golin, Deyvid Tenner Souza Rizzo, Alcides José Scaglia
    e21748
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21748
  • As perspectivas de competências na BNCC: uma análise à luz da pedagogia Freireana

    Elis Laura Pinto Rieger Hipler, Lídice Tiede Fraga, Antonio Fernando Gouvêa da Silva
    e15798
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.15798

Resenhas

  • Em algum lugar do inacabado. JANKÉLÉVITCH, Wladimir; BERLOWITZ, Béatrice. São Paulo: Perspectiva, 2021

    Ana Maria Haddad Baptista, Kacianna Patrícia de Jesus Barbosa e Amorim, Paulo Saul Duek
    e22289
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.22289
  • A VIDA E A OBRA EDUCACIONAL DE KRUPSKAIA (1869-1939)

    Solange Regina Leoni, Jônatas Gomes de Oliveira
    e21566
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21566
  • FERREIRA. S.L. “Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul”. Curitiba: CRV, 2020.

    Luisa Palma Menezes, Mirian Vargas de Alvarenga, Vicente Cabrera Calheiros
    e21747
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21747