Cidade educadora e humanizadora: a redução das desigualdades e vulnerabilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21891

Palavras-chave:

cidadania, direito à cidade, pessoa com deficiência, redução das desigualdades, vulnerabilidades.

Resumo

O presente artigo estuda e analisa, por meio de uma abordagem interdisciplinar, a cidade educadora e humanizadora apta a promover a redução das desigualdades e das vulnerabilidades. Uma das premissas para tal discussão temática é o conceito atual da cidadania nas democracias, ou seja, o cidadão não só titular de direitos fundamentais, mas também responsável por cumprir deveres. A cidadania, dessa forma, ressurge como local de responsabilidades, fundamento do Estado Democrático de Direito e, no presente estudo, da implementação do direito à cidade, que educa e humaniza e não depende só das atuações da Administração Pública para a busca da redução das desigualdades e minoração das vulnerabilidades tão constantes e evidentes em nossas vivências. Há que se educar o cidadão para assumir um protagonismo que supera a condição passiva de quem “tem direito a ter direitos”, há inúmeros deveres para que tais direitos possam ser efetivados. Estado e cidadãos, em diversas questões não atuam orientados para a busca do bem comum, como se não reconhecessem deveres assumidos no plano interno e em pautas internacionais, em especial a Agenda 2030. Existem muitos avanços no plano das normas jurídicas e compromissos que delas decorrem, em especial a Constituição e estatutos, mas muito ainda falta para que a cidade esteja preparada para receber a todos de forma igualitária e ser um lugar que efetivamente transforma pessoas e se molda para inclusão, com especial destaque à pessoa com deficiência.

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Biografia do Autor

Lúcia Helena Polleti Bettini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

Doutora e Mestre em Direito do Estado pela PUC-SP;

Integra o núcleo do Direito do Estado e da formaçaõa fundamental na Escola de Direito e Humanidades da USCS

Ingrid Hotte Ambrogi, Universidade de São Paulo - FFLCH -USP

Doutora em História Social na subárea da História Cultural – Universidade de São Paulo - FFLCH -USP (2005), Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, IP-USP (1997); professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Arte e História da Cultura e do Curso de História da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolve pesquisas nas áreas da História da Cultura e Educação com temáticas sobre a Cidade de São Paulo.

Rosana M.P.B. Schwartz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC- SP

Doutora em História Social na subárea da História Cultural – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC- SP (2007); Mestre em Educação, Arte e História da Cultura na subárea dos Direitos das Mulheres pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM (2001); Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM. Desenvolve pesquisas nas áreas da História, Direitos Humanos e Cidades.

 

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Publicado

28.06.2022

Como Citar

POLLETI BETTINI, Lúcia Helena; HOTTE AMBROGI, Ingrid; M.P.B. SCHWARTZ, Rosana. Cidade educadora e humanizadora: a redução das desigualdades e vulnerabilidades. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 61, p. e21891, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n61.21891. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21891. Acesso em: 22 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 61 - Cidades Educadoras