Cidades educadoras e políticas para imigrantes: o caso do município de São Paulo – SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n61.22154

Palavras-chave:

cidades educadoras, migração internacional, políticas migratórias, São Paulo.

Resumo

Este artigo discute a importância de políticas públicas voltadas à inclusão de grupos sociais vulneráveis, focalizando os grupos de imigrantes internacionais e de refugiados na cidade de São Paulo, sede da maior região metropolitana brasileira e pioneira na formulação e implementação de políticas de acolhimento. Ali, tanto a Prefeitura como as redes institucionais religiosas ou laicas têm exercido um importante papel na inclusão desses grupos, que fogem de guerras e perseguições religiosas, respeitando sua diversidade e suas especificidades. No momento em que as guerras e perseguições político-religiosas, assumem dimensões inimagináveis para a realidade contemporânea, este estudo adquire especial importância, subsidiando reflexões e alertando para a urgência de políticas públicas transformadoras e inclusivas. Para subsidiar a análise parte-se do conceito de Cidade Educadora, tendo em vista demonstrar que as práticas de inclusão social propostas pelas políticas públicas, devem ter uma abrangência para além de grupos e instituições e perpassar as relações sociais urbanas em todas as suas dimensões, com a participação efetiva do estado e das instituições públicas municipais. O conceito de Cidade Educadora foi elaborado a partir de teorias que ampliam a prática educativa para além dos muros da escola e da família, configurando uma cidade cujo papel é educar os cidadãos por meio da participação em decisões coletivas, buscando a construção de consensos em relação aos direitos de cidadania e ao acesso aos benefícios da vida urbana. A superação das desigualdades, das formas perversas da segregação espacial, do preconceito e da xenofobia, estão na raiz dessa proposta de cidade.

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Biografia do Autor

Lucia Maria Machado Bógus, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP).

Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1970), é mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutora em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1988). Coordena o Observatório das Metrópoles São Paulo. Professora titular do Departamento de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atua nas áreas de Sociologioa Urbana e Demografia, com ênfase em Política Pública e População, analisando principalmente os seguintes temas: cidade, desigualdade social, urbanismo, metropolizacao e migração.É coordenadora, desde 1999, do Nucleo São Paulo do Observatório das Metrópoles, rede de pesquisa vinculada ao Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, INCT-CNPQ-MCTI.Editora dos Cadernos Metrópole. Coordena o Comitê de Pesquisa de Sociologia Urbana, da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).

Luís Felipe Aires Magahães, Universidade Federal do ABC (UFABC).

Professor Visitante no Bacharelado em Ciências Econômicas da Universidade Federal do ABC (UFABC). Pós-Doutorando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP). Mestre e Doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Graduado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pesquisador e Coordenador-Adjunto do Observatório das Migrações no Estado de São Paulo (Projeto FAPESP/CNPq) e pesquisador do Observatório das Metrópoles (PUC - SP). Desenvolve pesquisas qualitativas e quantitativas sobre desenvolvimento econômico, mobilidade espacial da população, trabalho, economia urbana e regional e desigualdades sócio espaciais na Região Metropolitana de São Paulo.

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Publicado

28.06.2022

Como Citar

MACHADO BÓGUS, Lucia Maria; AIRES MAGAHÃES, Luís Felipe. Cidades educadoras e políticas para imigrantes: o caso do município de São Paulo – SP. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 61, p. e22154, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n61.22154. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/22154. Acesso em: 11 jun. 2025.

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Seção

Dossiê 61 - Cidades Educadoras
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