A formação continuada da equipe gestora na rede pública municipal de Messias-Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21641Palavras-chave:
gestão escolar, formação de gestores, escola pública.Resumo
A complexidade do ato de organizar o espaço no qual o processo formal de aprendizagem acontece demanda olhares multidimensionais. O objetivo da pesquisa foi apresentar a experiência da formação continuada da equipe gestora, a partir da escuta das vozes dos participantes, na rede pública municipal de Messias, no estado de Alagoas. A metodologia desenvolvida esteve pautada na abordagem qualitativa, tendo, como objetivo, a pesquisa exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário on-line com 50 (cinquenta) participantes do curso de gestores no referido município. Os principais resultados apontaram que a experiência de formação continuada para os gestores contribuiu com questões reflexivas para o processo de organização da escola, dimensionando ações para o trabalho coletivo, para as relações interpessoais e para o efetivo trabalho da escola e da comunidade.
Downloads
Referências
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2008.
ALONSO, M. Formação de gestores escolares: um campo de pesquisa a ser explorado. In: ALMEIDA, M. E. B.; ALONSO, M. Tecnologias na formação e na gestão escolar. São Paulo: Avercamp, 2007.
APPLE, M. W. Política Cultural e Educação. São Paulo: Cortez, 2001.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.
BIANCHETTI, R. G. Modelo neoliberal e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1996.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, 1988.
BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 junho de 2014: Plano Nacional de Educação. Brasília, DF, 2014.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados, 1996.
GRACINDO, R. V. O gestor escolar e as demandas da gestão democrática: Exigências, práticas, perfil e formação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 135-147, jan./jun. 2009. Disponível em:
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/107, acesso em 5 de fev. 2022.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.
LÜCK, H. A gestão participativa na escola. Petrópolis: Vozes, 2013.
LÜCK, H. As dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
LÜCK, H. Gestão do processo de aprendizagem pelo professor. Petrópolis: Vozes, 2014.
LÜCK, H. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: Vozes, 2015.
MESSIAS. Lei nº 229, de 9 de setembro de 2015. Plano Municipal de Educação. Messias, Alagoas, 2015.
NEVES, L. M. W. Educação e política no Brasil de hoje. São Paulo: Cortez, 2005.
NÓVOA, A. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.
SANTOS, C. R. O gestor educacional de uma escola em mudança. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
SILVA, I. G. Democracia e participação na “reforma” do Estado. São Paulo: Cortez, 2003.
VIEIRA, S. L.; VIDAL, E. M. Perfil e Formação de Gestores Escolares no Brasil. Dialogia, São Paulo, n. 19, p. 47-66, jan./jun. 2014. Disponível em https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4984, acesso em 5 de fev. 2022.
VIRGINIO, A. S.; BITTENCOURT, J. M. V. O direito à educação na formação de gestores escolares. In: Formação a distância para gestores da educação básica: olhares sobre uma experiência no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018. Disponível em:
https://lume.ufrgs.br/handle/10183/193641, acesso em 5 de fev. 2022.
WELLEN, H.; WELLEN, H. Gestão organizacional e escolar: uma análise crítica. Curitiba: Ibpex, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EccoS – Revista Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).