Perfil e Formação de Gestores Escolares no Brasil

Autores

  • Eloisa Maia Vidal UECE
  • Sofia Lerche Vieira UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4984

Palavras-chave:

Diretores de Escola. Formação de Educadores. Gestão Educacional. Política Educacional.

Resumo

Este trabalho discute e aprofunda questões relativas ao perfil e formação dos gestores  escolares no Brasil, tomando por base informações disponíveis sobre esses profissionais da educação no Questionário do Diretor da Prova Brasil 2011, disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). As informações referem-se a uma amostra de 56.222 respondentes, perfazendo um total de 36,1% de representantes desses profissionais. Tais indicadores são discutidos à luz dos dispositivos legais acerca da matéria e de outras considerações que contribuem para situar a questão dos diretores no âmbito das políticas de formação. Os dados analisados são contejados com pesquisa realizada pelo Segundo Estudio Regional Comparativo y Explicativo (SERCE) desenvolvido pelo Laboratório Latinoamericano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE) entre 2006 e 2009. Os dados evidenciam ser alto o percentual de educadores com formação de nível superior, em particular na área de Pedagogia. Também é bastante expressivo o quantitativo de gestores escolares com especialização e modalidades diversas de formação continuada. O perfil delineado aponta para a relevância de aprofundar estudos sobre o tema, especificamente em pesquisas de natureza quanti-qualitativa, com vistas a fornecer subsídios para o delineamento de politicas públicas mais articuladas com as demandas desses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloisa Maia Vidal, UECE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2000), é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Trabalha como pesquisadora na área de educação com temas como indicadores educacionais, gestão educacional e escolar, formação docente e recursos didáticos. Atua em gestão e produção de recursos pedagógicos para educação a distância e desde 2011 é coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Estadual do Ceará.

Sofia Lerche Vieira, UNILAB

Doutora em Filosofia e História da Educação pela PUC/SP. Pesquisadora do CNPq. Professora Titular da UFC e da UECE (aposentada). Docente do programa Professor Visitante Nacional Senior-CAPES junto à UNILAB.

Downloads

Publicado

05.06.2014

Como Citar

VIDAL, Eloisa Maia; VIEIRA, Sofia Lerche. Perfil e Formação de Gestores Escolares no Brasil. Dialogia, [S. l.], n. 19, p. 47–66, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N19.4984. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4984. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gestão Democrática e Educação Básica