Dialogia n. 19

(jan./jun. 2014)
Dossiê Temático: Gestão Democrática e Educação Básica
Publicado: 30.06.2014

Editorial

  • Educação básica e o princípio da gestão democrática

    Eduardo Santos, Roberta Stangherlim
    9 - 12
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4995

Entrevista

  • Gestão democrática na Escola Básica, com o Prof. Dr. João Cardoso Palma Filho

    Editor Eduardo Santos
    15 - 19
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4975

Dossiê Temático: Gestão Democrática e Educação Básica

  • Configuração educativa em Portugal, em globalização e europeização: Que riscos para a democratização?

    Eunice Macedo, Helena Costa Araújo
    23 - 34
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4977
  • Gestão democrática da educação: por entre concepções e tendências

    Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Andréia Vicência Vitor Alves, Andressa Gomes de Rezende Alves
    35 - 45
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4892
  • Perfil e Formação de Gestores Escolares no Brasil

    Eloisa Maia Vidal, Sofia Lerche Vieira
    47 - 66
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4984
  • Gestão democrática, autonomia e projeto político-pedagógico: pressupostos da qualidade da educação

    Miguel Henrique Russo
    67 - 78
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4988

Artigos

  • A infância perdida: o corpo vivido pede passagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental

    Daniela Fantoni de Lima Alexandrino, Cintia Lucia de Lima, Maria Elisa Caputo Ferreira
    81 - 92
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.3071
  • A formação continuada de professores da escola de tempo integral: concepções e a significação da prática educativa

    Reijane Maria de Freitas Soares, Carmen Lúcia de Oliveira Cabral
    93 - 116
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4805
  • Diagnóstico preliminar sobre a presença de estudos etimológicos no contexto escolar

    Gabrielle Perotto de Souza da Rosa
    117 - 130
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4389
  • A formação e a prática de ensino dos professores de filosofia da educação a partir de Deleuze e Guattari: a formação de conceitos e a desterritorialização

    Fernanda Antônia Barbosa da Mota
    131 - 145
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4815
  • Para além da coesão textual apenas como elos coesivos

    José Olavo da Silva Garantizado Júnior, Mônica Magalhães Cavalcante
    147 - 162
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4414
  • Atividades lúdicas como ferramenta pedagógica na Educação Infantil: uma análise em escola do Espírito Santo

    Maria das Graças Vieira, Fernanda Matos de Moura Almeida, Alice Aparecida Souza Moraes, Ana Paula Nepomuceno Henriques, Andréia Justo de Lemos, Karina Henriques de Amorim, Patrícia Storck da Cruz Martins
    163 - 176
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4509

Resenhas

  • A descoberta da língua escrita, de Élie Bajard.

    Angélica de Almeida Merli
    179 - 181
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4918
  • Revisitando Paulo Freire: sentidos na educação, de Eunice Macedo, Lurdes Vasconcelos, Manuela Evans, Manuela Lacerda e Margarida Vaz Pinto

    Natalia Cardia Santos
    182 - 184
    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4687

Revista Completa

  • Dialogia n.19

    DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.5029