Gestão democrática da educação: por entre concepções e tendências

Autores

  • Maria Dilnéia Espíndola Fernandes UFMS
  • Andréia Vicência Vitor Alves UFGD
  • Andressa Gomes de Rezende Alves UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4892

Palavras-chave:

Política Educacional, Educação Básica, Gestão Educacional, Gestão Democrática da Educação

Resumo

O trabalho apresenta a gestão democrática do ensino enquanto princípio constitucional e sua delegação as unidades federativas pela Lei 9.394/1996. A partir da revisão da literatura, desvelam-se diferentes concepções de gestão de educação que demonstra que esse é um campo em disputa, principalmente a partir dos anos de 1990, quando ganham centralidade modelos de gestão da educação distintos da gestão democrática. Conclui-se que, no contexto de modernização do Estado brasileiro, a gestão democrática do ensino enquanto princípio constitucional tem convivido de forma subsumida a outros modelos de gestão da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, UFMS

Dolíticas públicas; Política Educacional

Andréia Vicência Vitor Alves, UFGD

Professora Assistente da Universidade Federal da GRande Dourados (UFGD) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNiversidade FEderal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Andressa Gomes de Rezende Alves, UFMS

Professora da Educação Básica na rede municipal de ensino de Campo Grande, MS e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato GRosso do Sul (UFMS).

Downloads

Publicado

03.06.2014

Como Citar

ESPÍNDOLA FERNANDES, Maria Dilnéia; ALVES, Andréia Vicência Vitor; ALVES, Andressa Gomes de Rezende. Gestão democrática da educação: por entre concepções e tendências. Dialogia, [S. l.], n. 19, p. 35–45, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N19.4892. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4892. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gestão Democrática e Educação Básica