A infância perdida: o corpo vivido pede passagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.3071Palavras-chave:
Criança, Ensino Fundamental, Corpo Vivido.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo refletir, através de um levantamento bibliográfico, a vivência corporal nas séries iniciais do ensino fundamental. Observamos que a maior preocupação de nosso governo, e porque não dizer de nossa sociedade, é com a sistematização de nosso ensino. Fala-se muito nas instituições, infraestrutura, a organização do ensino-aprendizagem, mas pouco se fala da vivência corporal. Sabemos que as crianças nessa faixa etária necessitam de grande movimentação, precisam de brincar, de gestualizar seus sentimentos, pois, é assim que o ensino-aprendizagem acontece. Para tanto, devemos (re)pensar a forma como nossa Educação é estruturada e trazer de volta o corpo vivido. Corpo este, considerado como o lugar onde as experiências, as subjetividades, as emoções e o aprender vão emergir, influenciando assim como o futuro adulto vai se comportar no mundo. Enfim, devemos resgatar o conceito de infância que vai se tecer e se alimentar através do corpo vivido pela criança.Downloads
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Publicado
03.06.2014
Como Citar
ALEXANDRINO, Daniela Fantoni de Lima; DE LIMA, Cintia Lucia; FERREIRA, Maria Elisa Caputo. A infância perdida: o corpo vivido pede passagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Dialogia, [S. l.], n. 19, p. 81–92, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N19.3071. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3071. Acesso em: 17 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos