Configuração educativa em Portugal, em globalização e europeização: Que riscos para a democratização?

Autores

  • Eunice Macedo Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Helena Costa Araújo Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4977

Palavras-chave:

Configuração Educativa. Democratização. Europeização. Globalização.

Resumo

A configuração educativa, em Portugal, articula-se com a reconfiguração social, política, económica e cultural global, incluindo a produção política europeia. A estas subjazem concepções de educação cada vez mais associadas à quantificação de resultados escolares e à atribuição de qualificações úteis ao mercado de trabalho, bem com uma organização escolar crescentemente hierarquizada e menos democrática que exclui grande número de crianças e jovens, particularmente as dos grupos mais desfavorecidos. Este texto contextualiza o fenómeno educativo português na globalização e europeização e analisa transformações na organização do sistema educativo e da escola, que parecem poder pôr em risco uma efetiva democratização.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eunice Macedo, Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Doutorada em Ciências da Educação. Investigadora integrada do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Membro da equipa do Projeto Reducing Early School Leaving in the EU (RESL.eu) e da direção do Instituo Paulo Freire de Portugal. Coordenadora do Projeto Construindo Pilares do Projeto Europeu com Educação, Cultura e Cidadania (CoPPEECC). Preside a Associação ESPAÇOS: Projetos Alternativos de Mulheres e Homens.

Email: eunice@fpce.up.pt

Helena Costa Araújo, Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Professora Catedrática na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Diretora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da mesma instituição e da Revista Científica Educação, Sociedade e Culturas do mesmo Centro.

Downloads

Publicado

03.06.2014

Como Citar

MACEDO, Eunice; ARAÚJO, Helena Costa. Configuração educativa em Portugal, em globalização e europeização: Que riscos para a democratização?. Dialogia, [S. l.], n. 19, p. 23–34, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N19.4977. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4977. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gestão Democrática e Educação Básica