Configuração educativa em Portugal, em globalização e europeização: Que riscos para a democratização?
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4977Palavras-chave:
Configuração Educativa. Democratização. Europeização. Globalização.Resumo
A configuração educativa, em Portugal, articula-se com a reconfiguração social, política, económica e cultural global, incluindo a produção política europeia. A estas subjazem concepções de educação cada vez mais associadas à quantificação de resultados escolares e à atribuição de qualificações úteis ao mercado de trabalho, bem com uma organização escolar crescentemente hierarquizada e menos democrática que exclui grande número de crianças e jovens, particularmente as dos grupos mais desfavorecidos. Este texto contextualiza o fenómeno educativo português na globalização e europeização e analisa transformações na organização do sistema educativo e da escola, que parecem poder pôr em risco uma efetiva democratização.Downloads
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Publicado
03.06.2014
Como Citar
MACEDO, Eunice; ARAÚJO, Helena Costa. Configuração educativa em Portugal, em globalização e europeização: Que riscos para a democratização?. Dialogia, [S. l.], n. 19, p. 23–34, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N19.4977. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4977. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático: Gestão Democrática e Educação Básica