Configuração educativa em Portugal, em globalização e europeização: Que riscos para a democratização?
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4977Palavras-chave:
Configuração Educativa. Democratização. Europeização. Globalização.Resumo
A configuração educativa, em Portugal, articula-se com a reconfiguração social, política, económica e cultural global, incluindo a produção política europeia. A estas subjazem concepções de educação cada vez mais associadas à quantificação de resultados escolares e à atribuição de qualificações úteis ao mercado de trabalho, bem com uma organização escolar crescentemente hierarquizada e menos democrática que exclui grande número de crianças e jovens, particularmente as dos grupos mais desfavorecidos. Este texto contextualiza o fenómeno educativo português na globalização e europeização e analisa transformações na organização do sistema educativo e da escola, que parecem poder pôr em risco uma efetiva democratização.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
03.06.2014
Como Citar
MACEDO, Eunice; ARAÚJO, Helena Costa. Configuração educativa em Portugal, em globalização e europeização: Que riscos para a democratização?. Dialogia, [S. l.], n. 19, p. 23–34, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N19.4977. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4977. Acesso em: 19 abr. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático: Gestão Democrática e Educação Básica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- A primeira publicação do artigo pela Revista Dialogia, em caráter de exclusividade eletrônico e impresso;
- A indexação deste artigo em bases de dados nacionais e internacionais, diretórios, bibliotecas digitais e bases bibliométricas em que a Revista estiver e vir a estar inserida;
- É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.