Atividades lúdicas como ferramenta pedagógica na Educação Infantil: uma análise em escola do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4509Palavras-chave:
Atividades lúdicas, Educação Infantil, Desenvolvimento, Ferramenta pedagógica.Resumo
O objetivo deste artigo foi verificar como os educadores utilizam as atividades lúdicas na Educação Infantil na Escola “Prof.ª Dalila Castro Rios”, em Iúna - ES. A pesquisa compreendeu ainda, verificar se os educadores tinham conhecimento dos benefícios que as atividades lúdicas traziam para o desenvolvimento dos alunos; e, identificar a frequência em que são utilizadas as atividades lúdicas na prática escolar na Educação Infantil na Escola. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, descritiva e de levantamento de dados. Com os dados obtidos, no que se refere ao conhecimento dos benefícios das atividades lúdicas para o desenvolvimento das crianças, observou-se que os educadores observam e destacam benefícios tais como afetivo, físico-motor, social, psicológico e cognitivo, demonstrando que o educador deve buscar uma prática pedagógica direcionada para a aquisição de conhecimentos, para o desenvolvimento das capacidades e habilidades que o indivíduo possui.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
03.06.2014
Como Citar
VIEIRA, Maria das Graças; ALMEIDA, Fernanda Matos de Moura; MORAES, Alice Aparecida Souza; HENRIQUES, Ana Paula Nepomuceno; LEMOS, Andréia Justo de; AMORIM, Karina Henriques de; MARTINS, Patrícia Storck da Cruz. Atividades lúdicas como ferramenta pedagógica na Educação Infantil: uma análise em escola do Espírito Santo. Dialogia, [S. l.], n. 19, p. 163–176, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N19.4509. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4509. Acesso em: 17 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos