Atividades lúdicas como ferramenta pedagógica na Educação Infantil: uma análise em escola do Espírito Santo

Autores

  • Maria das Graças Vieira Universidade Federal de Pernambuco
  • Fernanda Matos de Moura Almeida Faculdades Doctum
  • Alice Aparecida Souza Moraes Faculdades Unificadas de Iúna
  • Ana Paula Nepomuceno Henriques Faculdades Unificadas de Iúna
  • Andréia Justo de Lemos Faculdades Unificadas de Iúna
  • Karina Henriques de Amorim Faculdades Unificadas de Iúna
  • Patrícia Storck da Cruz Martins Faculdades Unificadas de Iúna

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4509

Palavras-chave:

Atividades lúdicas, Educação Infantil, Desenvolvimento, Ferramenta pedagógica.

Resumo

O objetivo deste artigo foi verificar como os educadores utilizam as atividades lúdicas na Educação Infantil na Escola “Prof.ª Dalila Castro Rios”, em Iúna - ES. A pesquisa compreendeu ainda, verificar se os educadores tinham conhecimento dos benefícios que as atividades lúdicas traziam para o desenvolvimento dos alunos; e, identificar a frequência em que são utilizadas as atividades lúdicas na prática escolar na Educação Infantil na Escola. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, descritiva e de levantamento de dados. Com os dados obtidos, no que se refere ao conhecimento dos benefícios das atividades lúdicas para o desenvolvimento das crianças, observou-se que os educadores observam e destacam benefícios tais como afetivo, físico-motor, social, psicológico e cognitivo, demonstrando que o educador deve buscar uma prática pedagógica direcionada para a aquisição de conhecimentos, para o desenvolvimento das capacidades e habilidades que o indivíduo possui.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Vieira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação (UFPB-2007), Mestre em Administração (UFPB-2003), Licenciada em Pedagogia Ead (UNIGRAN-2012) e Bacharel em Ciências Contábeis (UFPB-2000). Atualmente é Professora Adjunta III da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora colaboradora vinculada ao Mestrado Profissional de Gestão em Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Consultora ad doc - Avaliação de Cursos Superiores Presenciais e/ou EaD na Área de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia (SINAES/INEP/MEC). Líder do Grupo de Pesquisa Gestão em Organizações Aprendentes e Educação Corporativa (CNPq). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Educação a Distância, Administração e Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, contabilidade, administração, gestão, pedagogia e educação a distância.

Fernanda Matos de Moura Almeida, Faculdades Doctum

É professora das Faculdades Doctum para os cursos de graduação e pós-graduação, Coordena o Curso de Ciências Contábeis na Doctum Iúna, é sócia de escritório de contabilidade - LEEF CONT Assessoria e Consultoria Contábil em Irupi, e atualmente é Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó - FACEC e Professora nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Coordenadora do Núcleo de Área Gerencial da Rede Doctum - fevereiro de 2012.

Alice Aparecida Souza Moraes, Faculdades Unificadas de Iúna

Aluna do curso de Pedagogia Faculdades Unificadas de Iúna.

Ana Paula Nepomuceno Henriques, Faculdades Unificadas de Iúna

Aluna do curso de Pedagogia Faculdades Unificadas de Iúna.

Andréia Justo de Lemos, Faculdades Unificadas de Iúna

Aluna do curso de Pedagogia Faculdades Unificadas de Iúna.

Karina Henriques de Amorim, Faculdades Unificadas de Iúna

Aluna do curso de Pedagogia Faculdades Unificadas de Iúna.

Patrícia Storck da Cruz Martins, Faculdades Unificadas de Iúna

Aluna do curso de Pedagogia Faculdades Unificadas de Iúna.

Downloads

Publicado

03.06.2014

Como Citar

VIEIRA, Maria das Graças; ALMEIDA, Fernanda Matos de Moura; MORAES, Alice Aparecida Souza; HENRIQUES, Ana Paula Nepomuceno; LEMOS, Andréia Justo de; AMORIM, Karina Henriques de; MARTINS, Patrícia Storck da Cruz. Atividades lúdicas como ferramenta pedagógica na Educação Infantil: uma análise em escola do Espírito Santo. Dialogia, [S. l.], n. 19, p. 163–176, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N19.4509. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4509. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos