A formação e a prática de ensino dos professores de filosofia da educação a partir de Deleuze e Guattari: a formação de conceitos e a desterritorialização

Autores

  • Fernanda Antônia Barbosa da Mota Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N19.4815

Palavras-chave:

Formação de Professores. Ensino. Deleuze e Guattari. Filosofia da Educação.

Resumo

O objetivo deste artigo é explicitar algumas idéias sobre a formação e a prática de ensino dos professores de filosofia da educação a partir de Deleuze e Guattari. Os aportes teóricos que fundamentaram o estudo foram: Albuquerque (1998, 2003), Tomazetti (2003), Severino (2003), Deleuze e Guattari (1996, 2011), Deleuze, (2010) e Gallo (2007, 2008) dentre outros. Ressaltamos que Deleuze e Guattari constituem nossa principal base teórica. Após enfatizar alguns aspectos históricos do campo disciplinar da filosofia da educação e apresentar a proposta de uma filosofia da educação como criação de conceitos, elaboramos uma conceituação de prática de ensino de filosofia da educação como desterritorialização baseada nas idéias de Deleuze e Guattari.

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Biografia do Autor

Fernanda Antônia Barbosa da Mota, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Professora Efetiva do Departamento de Fundamentos da Educação - UFPI.

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Publicado

03.06.2014

Como Citar

MOTA, Fernanda Antônia Barbosa da. A formação e a prática de ensino dos professores de filosofia da educação a partir de Deleuze e Guattari: a formação de conceitos e a desterritorialização. Dialogia, [S. l.], n. 19, p. 131–145, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N19.4815. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4815. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos