Escola nos tempos atuais: desafios e possibilidades a partir de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n61.14606Palavras-chave:
educação escolar, neoconservadorismo, Paulo Freire.Resumo
As análises efetuadas neste artigo são procedentes de estudos e reflexões que reconhecem a relevância da Pedagogia de Paulo Freire, principalmente no atual contexto, em que as disputas por concepções de educação se mostram mais acirradas. Temos por objetivo refletir sobre os desafios enfrentados pela escola pública brasileira frente a estes tempos de “onda neoconservadora” no país. O caminho metodológico é uma revisão bibliográfica das obras de Freire, que continuam sendo atuais, com potencial de análise sobre o contexto educacional contemporâneo. Através da revisão bibliográfica, reiteramos que Paulo Freire, autoridade concreta e teórica na história da educação brasileira, permanece contribuindo para a reafirmação da importância de uma Educação Popular democrática. Suas obras e experiências no campo da educação revelam potencial para análises teórico-metodológicas, reflexões e proposições sobre o contexto educacional atual.
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