School in current times: challenges and possibilities from Paulo Freire

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n61.14606

Keywords:

school education, neoconservatism, Paulo Freire.

Abstract

The analyzes carried out in this article come from studies and reflections that recognize the relevance of Paulo Freire Pedagogy, especially in the current context, in which disputes over conceptions of education are fiercer. We aim to reflect on the challenges faced by the Brazilian public school facing these times of “neoconservative wave” in the country. The methodological path is a bibliographical review of Freire's works, which are still current, with potential for analysis on the contemporary educational context. Through the literature review, we reiterate that Paulo Freire, concrete and theoretical authority in the history of Brazilian education, continues to contribute to the reaffirmation of the importance of a democratic Popular Education. His works and experiences in the field of education reveal potential for theoretical and methodological analyzes, reflections and propositions about the current educational context.

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Author Biographies

Fernanda dos Santos Paulo, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos, Bolsista Capes - Proex (2014-2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Bolsista CNPq (2012-2013). Especialista em Educação Popular: Gestão de Movimentos Sociais pelo Brava Gente e Instituto IVOTI (2007-2010). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Metodista/IPA (2006-2008). Curso Normal em nível médio (Magistério). Educadora Popular na Associação de Educadores Populares de Porto Alegre/AEPPA e coordenadora do Núcleo de formação política e do Grupo de Trabalho de construção de Propostas de Cursos de Extensão, Graduação e Especialização para Educadores Populares. Professora do Instituto de Desenvolvimento Social Brava Gente em parceria com a Faculdade Santo Augusto/FAISA, atuando nos cursos de Especialização e Extensão. Professora Tutora da Uniasselvi/IERGS no curso de Pedagogia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UNOESC. Integrante do Grupo de Pesquisa: Mediações Pedagógicas e Cidadania, na UNISINOS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação não Escolar; Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Universidade Popular, Pedagogia freiriana, Formação de Educadores Populares e Educadores Sociais, Movimentos Sociais, Políticas Públicas educacionais e história e memória da Educação Popular. Participa como membro da coordenação desde 2017 do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos do Rio Grande do Sul (FEJARS).

Mônica Tessaro, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Doutoranda em Educação pelo PPGEd da Unoesc com bolsa Capes. Mestra em Educação pela Unochapecó, graduada em Psicologia pela mesma universidade. Atua na linha de pesquisa Processos Educativos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, juventudes e formação de professores.

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Possui graduação em PEDAGOGIA - ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1988), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP/ Instituto de Psicologia - IP (2002). Atualmente é professora universitária da Universidade do Oeste de Santa Catarina e atua como professora e pesquisadora no Curso de Mestrado em Educação desta instituição. Tem experiência na área da Educação e da Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos de ensino e de aprendizagem. Construção do conhecimento escolar. Conflitos interpessoais na escola. Desenvolvimento humano em diferentes contextos e facetas. Formação do professor.

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Published

2022-06-28

How to Cite

DOS SANTOS PAULO, Fernanda; TESSARO, Mônica; CERON TREVISOL, Maria Teresa. School in current times: challenges and possibilities from Paulo Freire. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 61, p. e14606, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n61.14606. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/14606. Acesso em: 3 jun. 2025.
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