Identidade e predileção por times de futebol entre alunos de uma escola fronteiriça (Brasil-Bolívia)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21748

Palavras-chave:

cultura, esporte, fronteira, identidade

Resumo

Assim como a escola, o fenômeno esportivo agrega elementos culturais e de identidade, considerando os diferentes contextos geográficos, ou seja, os esportes também são manifestações sociais do enredo escolar. O presente estudo investigou como alunos de diferentes culturas (brasileiros-bolivianos) retratam sua identidade nacional e assumem uma predileção por determinados times de futebol. A pesquisa é de natureza qualitativa, na qual entrevistou-se um grupo de sujeitos composto por 14 alunos de uma escola municipal de Corumbá-MS, situada próxima ao limite fronteiriço Brasil-Bolívia. Os resultados indicam que os alunos assumem, em sua maioria, uma preferência pelas equipes de futebol brasileiras, bem como revelam algum distanciamento em relação a equipes bolivianas. O processo de transformação dos costumes e das tradições se mostra complexo no âmbito dessa investigação. Assim, o processo de transformação dos costumes e das tradições é complexo no âmbito da modernidade, deste modo, considerou-se que a manifestação futebolística se expressa como um conjunto de significados que transcendem as identidades mutáveis dos alunos. Portanto, foi possível inferir que a identidade desses atores sociais é influenciada pela afiliação grupal favorável que o futebol brasileiro proporciona, especialmente quando comparado aos times de futebol boliviano.

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Biografia do Autor

Carlo Henrique Golin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2017); Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005); Especialista em Educação Física Escolar (2000) e graduado em Educação Física (1999) pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul. Atualmente é Professor Adjunto do curso Educação Física (licenciatura) e do Programa de Pós-Graduação no Curso de Mestrado Profissional em Estudos Fronteiriços (MEF), ambos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Câmpus do Pantanal (CPAN), em Corumbá/MS. Líder do GePPan (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física do Pantanal) - UFMS/CPAN. Tem experiência em Educação Física, com ênfase em Licenciatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Formação de Professores, Educação intercultural e Fronteira.

Deyvid Tenner Souza Rizzo, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Graduação em Educação Física e Pedagogia com Mestrado em Educação e Doutorado em Educação Física. É professor adjunto do Curso de Educação Física na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) (Nível Mestrado)-CPAN. Atualmente faz parte do quadro permanente do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Identidade e Formação de Educadores (GRIFE) com interesse em temas relacionados à Formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares; Educação Física, identidade e diversidade; Esporte e inclusão social.

 

Alcides José Scaglia, Faculdade de Ciências Aplicadas - FCA - UNICAMP

Livre Docente em Pedagogia do Esporte e Pedagogia do Jogo pela Universidade Estadual de Campinas (2019), doutor em Pedagogia do Movimento pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestre em Pedagogia do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Tem experiência na área de Educação Física e Esportes, desenvolvendo estudos, projetos e pesquisas nas áreas da: Educação Física escolar, Jogo e Pedagogia do Esporte, com ênfase em metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento dos jogos coletivos de invasão, futebol da iniciação ao treinamento e pedagogia do jogo. Atualmente é professor associado (M.S.5.1) na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-UNICAMP) no curso de Ciências do Esporte da UNICAMP, corresponsável pelas pesquisas do LEPE (Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte), líder do grupo de pesquisa LEPE-FUT. Docente pleno no programa de pós-graduação, mestrado e doutorado da Faculdade de Educação Física (FEF) da UNICAMP.

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Publicado

05.07.2022

Como Citar

GOLIN, Carlo Henrique; TENNER SOUZA RIZZO, Deyvid; SCAGLIA, Alcides José. Identidade e predileção por times de futebol entre alunos de uma escola fronteiriça (Brasil-Bolívia). EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 61, p. e21748, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n61.21748. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21748. Acesso em: 25 out. 2024.