A Educação na Internacional Comunista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n51.15894

Palavras-chave:

Pedagogia socialista, História da educação, Internacional Comunista

Resumo

Esse manuscrito tem como proposta analisar as perspectivas educacionais que se processaram e se desenvolveram no seio da Terceira Internacional, também conhecida como A Internacional Comunista (IC). A metodologia de pesquisa sustenta-se em fontes bibliográficas, na descrição crítica de sua trajetória histórica e na ênfase que essa organização da classe trabalhadora deu ao estabelecimento da pedagogia socialista e na sua disseminação como parte dos seus propósitos de intervenção política de alcance mundial. A sua principal finalidade é reconhecer a importância da IC para o movimento internacional dos trabalhadores, recuperar sucintamente alguns aspectos de sua história e procurar localizar os autores, as preocupações teóricas e os desafios que se colocaram para aqueles que atuaram em suas fileiras e tinham como prioridade a intervenção no campo educacional, como foi o caso destacado de Nadezhda Krupskaya. As gravuras e fotografias utilizadas ao longo do artigo têm caráter ilustrativo, são de domínio público e constituem o acervo dos autores. 

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Biografia do Autor

Cassio Diniz, UEMG e UNINOVE

Professor do curso de História da Universidade do Estado de Minas Gerais, doutor em educação pela Universidade Nove de Julho, e atualmente realizando estágio de pós-doutoramento (pós-doc) na UNINOVE/SP.

Carlos Bauer, UNINOVE

Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Nove de Julho. São Paulo– SP – Brasil

Isabella Delcorso, UNINOVE

Historiadora (PUC-SP), Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Nove de Julho.

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

DINIZ, Cassio; BAUER, Carlos; DELCORSO, Isabella. A Educação na Internacional Comunista. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 51, p. e15894, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n51.15894. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15894. Acesso em: 8 nov. 2024.