Plano de Ações Articuladas (PAR): discursos de professores sobre a escola do campo em Bragança-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n58.15976

Palavras-chave:

plano de ações articuladas, educação do campo, qualidade do Ensino-aprendizagem

Resumo

 O presente artigo analisa os discursos de quatro professores em duas Escolas do Campo, considerando o Plano de Ações Articuladas (PAR) em Bragança-PA. A metodologia de pesquisa é qualitativa. A coleta de dados foi feita por meio de questionário e entrevista semiestruturada, com uma amostragem constituída de quatro professores que atuam em duas Escolas do Campo. Os dados coletados foram organizados, tabulados e interpretados a partir da Análise do Discurso (AD), com a transcrição total ou parcial dos discursos, considerados mais expressivos. É fato que os investimentos do PAR para o Município de Bragança-PA apresentam-se como fator de transformação na infraestrutura de algumas Escolas do Campo, no entanto, essa política precisa se adequar as especificidades das comunidades campesinas e considerar as opiniões dos profissionais que atuam diretamente nesses espaços, visto que, a infraestrutura é um fator importante que contribui para a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos do campo em Bragança-PA.

 

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Biografia do Autor

Raquel Amorim dos Santos, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Linha de Pesquisa: Educação: Currículo, Epistemologia e História, Mestre em Educação (UFPA), Linha de Pesquisa: Currículo e Formação de Professores. Professora Adjunta A da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Educação. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA). Professora do PPLSA, Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA). Diretora das Áreas Acadêmicas da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN (2017-2018). Associada a ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação e ABPN. Graduada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Relações Étnico-Raciais, Currículo, Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura e Educação; Relações Étnico-Raciais; Currículo, Formação de Professores; Ensino de História da África e da Cultura Afro-­‐Brasileira.Comunidades Quilombolas, Costeiras, Campo e Urbano e suas representações nas territorialidades amazônicas; Política de Ação Afirmativa ; Legislação antirracista; movimentos sociais e educação, com ênfase na atuação do movimento negro brasileiro.

Rogerio Andrade Maciel, Universidade Federal do Pará – UFPA

Professor da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança. Doutor em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação, na linha de Educação, Cultura e Sociedade (PPGED/ICED/UFPA/2019). Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Currículo na Amazônia (NIPHECA). Atualmente dialoga na área de Educação com ênfase em Cultura Material e Representações de Educação nos múltiplos contextos sociais (contextos escolares e não-escolares). Saberes Tradicionais e Currículo Escolar. História da Educação de Jovens e Adultos na Amazônia Paraense no século XX e XXI

Erica Neiza Ramos Souza, Universidade Federal do Pará – UFPA

Graduada em Licenciatura em Pedagogia. Atualmente está cursando Pós-Graduação em Gestão da Educação pela Universidade da Amazõnia (UNAMA); Técnica em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) sob registro nacional CREA PA: 1517506174. Experiência profissional como Assistente Administrativa pela Prefeitura Municipal de Bragança e em assuntos relacionados a construção civil, em específico atuando com planilhas orcamentárias e processos construtivos, bem como compra de materiais e etc. Desse modo, Coloco-me a disposição da empresa para o cargo que me for proposto, atuando com responsabilidade, assiduidade e compromisso.

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Publicado

30.09.2021

Como Citar

AMORIM DOS SANTOS, Raquel; ANDRADE MACIEL, Rogerio; RAMOS SOUZA, Erica Neiza. Plano de Ações Articuladas (PAR): discursos de professores sobre a escola do campo em Bragança-PA. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 58, p. e15976, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n58.15976. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15976. Acesso em: 17 jul. 2024.