Processos de (Trans)formação do professor: diálogos transdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v12i1.1666Palavras-chave:
Transdisciplinaridade. Formação de Professores. Matriz Pedagógica. Símbolo. Processo de Individuação.Resumo
O texto aborda a formação de professores em perspectiva transdisciplinar. Para isto, discute os princípios que dão sustentação à Transdisciplinaridade e à Formação Docente. Com base no diálogo estabelecido com a Psicologia Analítica, amplia a concepção de sujeito construída pela Ciência Moderna e descreve o conceito de Matriz Pedagógica. Considera, ainda, que os professores possuem matrizes pedagógicas que contêm imagens, conteúdos coletivos e pessoais que são acessados quando eles atuam nos espaços pedagógicos. Os processos de formação implicam revisão, ampliação e transformação dessas matrizes.Downloads
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Publicado
24.11.2010
Como Citar
FURLANETTO, Ecleide C. Processos de (Trans)formação do professor: diálogos transdisciplinares. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 85–102, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v12i1.1666. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1666. Acesso em: 21 maio. 2025.
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Artigos
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