Formação estética, docência e artes visuais

Daniel Bruno Momoli

Resumo


Perguntar sobre uma possível formação estética na/para a docência em artes visuais pode parecer uma obviedade, no entanto, a partir de um levantamento de textos realizados em quatro eventos de referência para as áreas da Arte e da Educação, a saber, as Reuniões da ANPEd, os Encontros da ANPAP, do ENDIPE e o Congresso da FAEB, foi possível identificar que as relações entre os temas da estética, da docência e das artes visuais são distintas e apontam para diferentes questões dentro do campo da formação docente.  As produções analisadas sob a inspiração dos estudos sobre o Discurso de Michel Foucault são textos que foram publicados entre os anos de 2008 e 2015.Neles, foi possível identificar um sistema de regularidades e dispersões que colocou em visibilidade a existência de quatro tendências na maneira como os temas da arte, da docência e da formação estética são colocados em relação. Ao final do texto, proponho algumas questões para problematizar o que temos feito em relação à formação de docentes em artes com o intento de lançar pistas sobre a questão que mobilizou o estudo à dimensão estética da formação de docentes de artes visuais.


Palavras-chave


artes visuais; docência; formação estética; licenciatura.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf . Acesso em 10 de março de 2017.

BRASIL. PARECER CNE/CES Nº: 280/2007, de 06 de dezembro de 2007. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais, bacharelado e licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/pces280_07.pdf. Acesso em 19 de junho de 2016.

COLARES, Edite. Estética e profissionalização docente. Anais do XIV Encontro Nacional de Didáticas e Prática de Ensino: Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre – RS, 2008.

DANTAS, Giovana. Processos, materiais e técnicas no curso de licenciatura em artes da Plataforma Freire na região de Juazeiro – BA. Anais do 24º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - “Compartilhamentos na Arte: Redes e Conexões”. Santa Maria – RS, 2015. P.3049-3063.

DIAS, Rosimeri de Oliveira. Entre Licenciandos e Educantes: Caminhos polifônicos na formação inventiva de professores. In: Anais da 32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisadores de Pós-Graduação em Educação. Caxambu – MG,2009

FARINA, Cynthia. Arte e formação: uma cartografia da experiência estética atual. Anais da 31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisadores de Pós-Graduação em Educação. Caxambu – MG, 2008a.

FARINA, Cynthia. Formação Estética, Saber, Subjetivação, Contemporaneidade. Anais do XIV Encontro Nacional de Didáticas e Prática de Ensino: Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre – RS, 2008b.

FARINA, Cynthia. Formação continuada e estética do descontinuo. Arte contemporânea e professoras de arte. In: Anais da 33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisadores de Pós-Graduação em Educação. Caxambu – MG, 2010a.

FARINA, Cynthia. Formação Continuada, Experiência Estética, Políticas do Sensível e Outras Artes. Anais do XV Encontro Nacional de Didáticas e Prática de Ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte – MG, 2010. P.3-13b.

FARINA, Cynthia. O propriamente estético na prática pedagógica. Anais do XVI Encontro Nacional de Didáticas e Prática de Ensino: Didática e Práticas de Ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade. Campinas – SP, 2012. 1-10.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte. Autêntica, 2012.

FONSECA, Maria da Penha. A Experiência Estética na Arte Contemporânea. Anais do 18º Congresso Nacional da Federação dos Arte-Educadores do Brasil: Arte/educação contemporânea: narrativas do ensinar e aprender artes. Crato – CE, 2008. p.329-345.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade II; o uso dos prazeres. Graal: Rio de Janeiro, 1994.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 7 ed. Forense Universitária: Rio de Janeiro, 2010.

FOUCAULT, Michel. Verdade e Poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 28 ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro,2014. p.35-54.

JOHANN, Maria Regina. Arte e educação: perspectivas ético-estéticas. In: Anais da 37ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisadores de Pós-Graduação em Educação. Florianópolis - SC, 2015.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Docência em diários: arte, escrita e subjetividades femininas. Anais do XIV Encontro Nacional de Didáticas e Prática de Ensino: Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre – RS, 2008.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte e estética da docência: inquietudes, criação e formação. Anais do 19º Congresso Nacional da Federação dos Arte-Educadores do Brasil: Concepções Contemporâneas. Belo Horizonte – MG, 2009. p.650-658

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte Contemporânea, inquietude e formação estética. Anais do XV Encontro Nacional de Didáticas e Prática de Ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte – MG, 2010. P.13-24.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte contemporânea, experiência estética e formação docente. Anais do XXII CONFAEB Arte/Educação: Corpos em Trânsito. São Paulo – SP, 2012. P.1-12

MOMOLI, Daniel Bruno. Regimes de circulação dos saberes: arte, docência e formação docente. 2019. 199f. Tese (Doutorado em Educação) -Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2019.

MORAES, Ana Cristina de. O corpo-educador do artista-pedagogo e político na intenção de uma educação estética. In: Anais da 35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisadores de Pós-Graduação em Educação. Porto de Galinhas – PE, 2012 a.

MORAES, Ana Cristina de. Experiências estéticas em arte-educação no curso de Pedagogia da UECE/FACEDI. Anais do XXII CONFAEB Arte/Educação: Corpos em Trânsito. São Paulo – SP, 2012. p.1-12b

MORAES, Ana Cristina de. Educação estética na universidade e o construtcto de impulsos lúdicos. In: Anais da 36 Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisadores de Pós-Graduação em Educação. Goiânia - GO, 2013.

NOGUEIRA, Monique Andries. Experiências Estéticas Em Sala De Aula: Possibilidades Na Formação Cultural De Futuros Professores. Anais da 31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisadores de Pós-Graduação em Educação. Caxambu – MG, 2008a.

NOGUEIRA, Monique Andries. Experiências estéticas em curso de didática: a formação cultural dos futuros professores. Anais do XIV Encontro Nacional de Didáticas e Prática de Ensino: Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre – RS, 2008b.

PARAÍSO, M. A. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, D. E. PARAÍSO, M. A. (org.). Metodologias Pós-Críticas em Educação. Mazza Edições: Belo Horizonte, 2012, p.25-47.

PEIXOTO, Maria Cristina dos Santos. Caminhos Investigativos na Formação Estética de Professores (as) In: Anais da 32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisadores de Pós-Graduação em Educação. Caxambu – MG, 2009.

PEIXOTO, Maria Cristina dos Santos. Trabalho Docente: Percursos Investigativos na Formação Estética de Professores/as. Anais do XV Encontro Nacional de Didáticas e Prática de Ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte – MG, 2010. P.14-25.

PEREIRA, Marcos Vilella. Estética da Professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Editora da UFSM, 2016.

SILVA, Everson Melquiades Araujo. A formação do arte/educador: Um estudo sobre história de vida, experiência e identidade. Recife: UFPE, 2010.285 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

SOARES, Maria Luisa Passos. Uma vivência estética: Professoras visitam exposição de artes visuais. Anais do XIV Encontro Nacional de Didáticas e Prática de Ensino: Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre – RS, 2008.

VIDAL, Fabiana Souto Lima; ARAÚJO, Clarissa Martins de. Os ditos e escritos acerca da formação estética de professores(as): um olhar para as pesquisas acadêmicas. Anais do XXIV Congresso Nacional da Federação dos Arte/Educadores do Brasil: Arte- Contemporânea: metamorfoses e narrativas do ensinar/aprender. Ponta Grossa – PR, 2014. p.1-15.




DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.16697

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 EccoS – Revista Científica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

EccoS – Revista Científica

e-ISSN: 1983-9278
ISSN: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br

EccoS – Revista Científica ©2022 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional