Visual arts, teaching and aesthetic formation

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n62.16697

Keywords:

visual arts, teaching, aesthetic formation, graduation.

Abstract

Asking about a possible aesthetic formation for teaching in visual arts may seem obvious, however, based on a survey of texts carried out in the archives of four important events for the areas of Art and Education in Brazil, they are: “Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd”; “Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP”; “Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE”; “Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil – CONFAEB”, it was possible to identify that the relationships between the themes of aesthetics, teaching and visual arts are distinct and point to different issues within the field of teacher education. The texts were analyzed under the inspiration of Michel Foucault's discourse analysis, texts that were published between the years 2008 and 2015. In them, it was possible to identify a system of regularities and dispersions that made visible the existence of four trends in the ways in which they are placed in relation to the themes of art, teaching and aesthetic formation. At the end of the text, I propose some questions to problematize what we have done in relation to the training of teachers in arts with the intention of launching clues on the issue that mobilized the study the aesthetic dimension of the study of teachers of visual arts.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniel Bruno Momoli, Universidade Estadual do Paraná-Unespar

Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialista em Educação Interdisciplinar pelo Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai - IDEAU. Graduado em Licenciatura em Artes pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.É vice-Presidente da Federação de Arte Educadores do Brasil. E membro do ARTEVERSA-Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (UFRGS). Além de atuar como pesquisador voluntário do Grupo Pensu: estudo e pesquisa sobre ensino superior.

References

BRASIL. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf . Acesso em 10 de março de 2017.

BRASIL. PARECER CNE/CES Nº: 280/2007, de 06 de dezembro de 2007. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais, bacharelado e licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/pces280_07.pdf. Acesso em 19 de junho de 2016.

COLARES, Edite. Estética e profissionalização docente. Anais do XIV Encontro Nacional de Didáticas e Prática de Ensino: Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre – RS, 2008.

DANTAS, Giovana. Processos, materiais e técnicas no curso de licenciatura em artes da Plataforma Freire na região de Juazeiro – BA. Anais do 24º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - “Compartilhamentos na Arte: Redes e Conexões”. Santa Maria – RS, 2015. P.3049-3063.

DIAS, Rosimeri de Oliveira. Entre Licenciandos e Educantes: Caminhos polifônicos na formação inventiva de professores. In: Anais da 32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisadores de Pós-Graduação em Educação. Caxambu – MG,2009

FARINA, Cynthia. Arte e formação: uma cartografia da experiência estética atual. Anais da 31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisadores de Pós-Graduação em Educação. Caxambu – MG, 2008a.

FARINA, Cynthia. Formação Estética, Saber, Subjetivação, Contemporaneidade. Anais do XIV Encontro Nacional de Didáticas e Prática de Ensino: Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre – RS, 2008b.

FARINA, Cynthia. Formação continuada e estética do descontinuo. Arte contemporânea e professoras de arte. In: Anais da 33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisadores de Pós-Graduação em Educação. Caxambu – MG, 2010a.

FARINA, Cynthia. Formação Continuada, Experiência Estética, Políticas do Sensível e Outras Artes. Anais do XV Encontro Nacional de Didáticas e Prática de Ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte – MG, 2010. P.3-13b.

FARINA, Cynthia. O propriamente estético na prática pedagógica. Anais do XVI Encontro Nacional de Didáticas e Prática de Ensino: Didática e Práticas de Ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade. Campinas – SP, 2012. 1-10.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte. Autêntica, 2012.

FONSECA, Maria da Penha. A Experiência Estética na Arte Contemporânea. Anais do 18º Congresso Nacional da Federação dos Arte-Educadores do Brasil: Arte/educação contemporânea: narrativas do ensinar e aprender artes. Crato – CE, 2008. p.329-345.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade II; o uso dos prazeres. Graal: Rio de Janeiro, 1994.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 7 ed. Forense Universitária: Rio de Janeiro, 2010.

FOUCAULT, Michel. Verdade e Poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 28 ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro,2014. p.35-54.

JOHANN, Maria Regina. Arte e educação: perspectivas ético-estéticas. In: Anais da 37ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisadores de Pós-Graduação em Educação. Florianópolis - SC, 2015.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Docência em diários: arte, escrita e subjetividades femininas. Anais do XIV Encontro Nacional de Didáticas e Prática de Ensino: Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre – RS, 2008.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte e estética da docência: inquietudes, criação e formação. Anais do 19º Congresso Nacional da Federação dos Arte-Educadores do Brasil: Concepções Contemporâneas. Belo Horizonte – MG, 2009. p.650-658

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte Contemporânea, inquietude e formação estética. Anais do XV Encontro Nacional de Didáticas e Prática de Ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte – MG, 2010. P.13-24.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte contemporânea, experiência estética e formação docente. Anais do XXII CONFAEB Arte/Educação: Corpos em Trânsito. São Paulo – SP, 2012. P.1-12

MOMOLI, Daniel Bruno. Regimes de circulação dos saberes: arte, docência e formação docente. 2019. 199f. Tese (Doutorado em Educação) -Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2019.

MORAES, Ana Cristina de. O corpo-educador do artista-pedagogo e político na intenção de uma educação estética. In: Anais da 35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisadores de Pós-Graduação em Educação. Porto de Galinhas – PE, 2012 a.

MORAES, Ana Cristina de. Experiências estéticas em arte-educação no curso de Pedagogia da UECE/FACEDI. Anais do XXII CONFAEB Arte/Educação: Corpos em Trânsito. São Paulo – SP, 2012. p.1-12b

MORAES, Ana Cristina de. Educação estética na universidade e o construtcto de impulsos lúdicos. In: Anais da 36 Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisadores de Pós-Graduação em Educação. Goiânia - GO, 2013.

NOGUEIRA, Monique Andries. Experiências Estéticas Em Sala De Aula: Possibilidades Na Formação Cultural De Futuros Professores. Anais da 31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisadores de Pós-Graduação em Educação. Caxambu – MG, 2008a.

NOGUEIRA, Monique Andries. Experiências estéticas em curso de didática: a formação cultural dos futuros professores. Anais do XIV Encontro Nacional de Didáticas e Prática de Ensino: Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre – RS, 2008b.

PARAÍSO, M. A. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, D. E. PARAÍSO, M. A. (org.). Metodologias Pós-Críticas em Educação. Mazza Edições: Belo Horizonte, 2012, p.25-47.

PEIXOTO, Maria Cristina dos Santos. Caminhos Investigativos na Formação Estética de Professores (as) In: Anais da 32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisadores de Pós-Graduação em Educação. Caxambu – MG, 2009.

PEIXOTO, Maria Cristina dos Santos. Trabalho Docente: Percursos Investigativos na Formação Estética de Professores/as. Anais do XV Encontro Nacional de Didáticas e Prática de Ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte – MG, 2010. P.14-25.

PEREIRA, Marcos Vilella. Estética da Professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Editora da UFSM, 2016.

SILVA, Everson Melquiades Araujo. A formação do arte/educador: Um estudo sobre história de vida, experiência e identidade. Recife: UFPE, 2010.285 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

SOARES, Maria Luisa Passos. Uma vivência estética: Professoras visitam exposição de artes visuais. Anais do XIV Encontro Nacional de Didáticas e Prática de Ensino: Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre – RS, 2008.

VIDAL, Fabiana Souto Lima; ARAÚJO, Clarissa Martins de. Os ditos e escritos acerca da formação estética de professores(as): um olhar para as pesquisas acadêmicas. Anais do XXIV Congresso Nacional da Federação dos Arte/Educadores do Brasil: Arte- Contemporânea: metamorfoses e narrativas do ensinar/aprender. Ponta Grossa – PR, 2014. p.1-15.

Published

2022-10-14

How to Cite

MOMOLI, Daniel Bruno. Visual arts, teaching and aesthetic formation. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 62, p. e16697, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n62.16697. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16697. Acesso em: 13 nov. 2024.