Formação estética, docência e artes visuais

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n62.16697

Mots-clés :

artes visuais, docência, formação estética, licenciatura.

Résumé

Perguntar sobre uma possível formação estética na/para a docência em artes visuais pode parecer uma obviedade, no entanto, a partir de um levantamento de textos realizados em quatro eventos de referência para as áreas da Arte e da Educação, a saber, as Reuniões da ANPEd, os Encontros da ANPAP, do ENDIPE e o Congresso da FAEB, foi possível identificar que as relações entre os temas da estética, da docência e das artes visuais são distintas e apontam para diferentes questões dentro do campo da formação docente.  As produções analisadas sob a inspiração dos estudos sobre o Discurso de Michel Foucault são textos que foram publicados entre os anos de 2008 e 2015.Neles, foi possível identificar um sistema de regularidades e dispersões que colocou em visibilidade a existência de quatro tendências na maneira como os temas da arte, da docência e da formação estética são colocados em relação. Ao final do texto, proponho algumas questões para problematizar o que temos feito em relação à formação de docentes em artes com o intento de lançar pistas sobre a questão que mobilizou o estudo à dimensão estética da formação de docentes de artes visuais.

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Biographie de l'auteur

Daniel Bruno Momoli, Universidade Estadual do Paraná-Unespar

Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialista em Educação Interdisciplinar pelo Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai - IDEAU. Graduado em Licenciatura em Artes pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.É vice-Presidente da Federação de Arte Educadores do Brasil. E membro do ARTEVERSA-Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (UFRGS). Além de atuar como pesquisador voluntário do Grupo Pensu: estudo e pesquisa sobre ensino superior.

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Publiée

2022-10-14

Comment citer

MOMOLI, Daniel Bruno. Formação estética, docência e artes visuais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 62, p. e16697, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n62.16697. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16697. Acesso em: 13 nov. 2024.