O retorno às aulas presenciais e os sentimentos vividos por acadêmicos durante a pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n62.21441

Palavras-chave:

isolamento social, grupo de risco, vacinação, adoecimento mental, alunos de graduação.

Resumo

Diante do momento pandêmico causado pela Covid-19, o mundo foi afetado em várias esferas sociais e educacionais, modificando os formatos das aulas presenciais para o ensino online.  Com isso, mediante o avanço da vacinação, estuda-se o retorno às aulas presenciais. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi descrever a percepção dos estudantes e os sentimentos mais vivenciados por eles, através de onze perguntas estruturadas. Um formulário foi elaborado através do aplicativo Google forms e disponibilizado por meio do WhatsApp, a uma amostra populacional de 152 alunos de duas instituições, sendo uma pública e outra privada no município de Altamira-Pará. Os resultados caracterizaram a ocorrência de sentimentos como a preocupação, a ansiedade, o medo, o estresse e tristeza. Observou-se que a pandemia afetou o aspecto emocional dos participantes.

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Biografia do Autor

Débora de Paula Martins, Faculdade Serra Dourada

Departamento de Psicologia

Priscilla Bellard Mendes de Souza, Universidade Federal do Pará – UFPA

Docente na Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação.

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Publicado

14.10.2022

Como Citar

MARTINS, Débora de Paula; BELLARD MENDES DE SOUZA, Priscilla. O retorno às aulas presenciais e os sentimentos vividos por acadêmicos durante a pandemia da Covid-19. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 62, p. e21441, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n62.21441. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21441. Acesso em: 28 nov. 2023.