Jogos digitais e atenção: um estudo com alunos da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n62.21693

Palavras-chave:

multimídia, papel dos pais, processos cognitivos, tecnologia.

Resumo

Este trabalho tem objetivo de caracterizar os comportamentos das crianças relacionados à interação com os jogos digitais, incluindo as mediações parentais e a verificação da influência do tempo de acesso sobre o desempenho da atenção. A pesquisa ex-post-facto teve uma abordagem quantitativa com base na aplicação de um questionário e de testes psicológicos, envolvendo 91 alunos com idade média de 11,6 anos. Os resultados revelaram que 96,8% dos participantes jogam e que 47,3% deles jogam de 1 a 2 horas por dia. Em relação à mediação parental, 74,16% dos pais controlam o tempo de acesso. A análise da relação entre a faixa de tempo e o desempenho dos tipos de atenção revelou que as crianças jogam de 1 a 2 horas por dia têm melhor desempenho da atenção concentrada, e aquelas que jogam entre 2 e 6 horas demonstram melhor desempenho da atenção dividida, porém sem revelar uma diferença estatisticamente significativa.

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Biografia do Autor

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Psicóloga, Pedagoga e Doutora em Educação. Professora Associada no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa Edumídia.

Bruna Santana Anastácio, Prefeitura Municipal de São José – PMSJ

Graduação em Educação Física – Licenciatura e em pedagogia (FAEL). Mestre e Doutora em Educação (UFSC). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de São José.

Camila Meurer Jacob, Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE.


Graduação em Pedagogia (UDESC), Pós-graduada em Educação Especial Inclusiva, Mestre em Educação (UFSC) e pedagoga da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

Guilherme Gomes Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Graduando no curso de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi bolsista PIBIC no Laboratório de Pesquisa e Extensão em Jogos Cognitivos - LabLudens/UFSC e no Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar – LANCE.

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Publicado

14.10.2022

Como Citar

RAMOS, Daniela Karine; SANTANA ANASTÁCIO, Bruna; MEURER JACOB, Camila; GOMES SILVA, Guilherme. Jogos digitais e atenção: um estudo com alunos da educação básica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 62, p. e21693, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n62.21693. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21693. Acesso em: 16 abr. 2024.