"Não consigo respirar": ensino da respiração celular em perspectiva anti-racista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n60.21732

Palavras-chave:

Decolonialidade, educação para as relações etnicorraciais, ensino de biologia, pedagogia decolonial.

Resumo

O objetivo do trabalho foi construir possibilidades para promover a luta antirracista no ensino de ciências naturais e biologia, por meio da caracterização dos aprendizados construídos por duas alunas da sétima série de uma escola de Bogotá, DC, durante a aplicação de uma sequência didática sobre o conceito de respiração celular associada à resistência ancestral dos povos indígenas da Colômbia com a chicha, uma bebida fermentada andina. Os aprendizados, caracterizados qualitativamente no início, durante e no final da sequência didática, mostram que as alunas construíram explicações integrando macro e micro níveis sobre a fermentação, reconhecendo a resistência dos povos indígenas com a chicha como uma possibilidade antirracista.

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Publicado

29.03.2022

Como Citar

OROZCO MARÍN, Yonier Alexander; MORALES SÁNCHEZ, Jenny Paola; CASSIANI, Suzani. "Não consigo respirar": ensino da respiração celular em perspectiva anti-racista. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 60, p. e21732, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n60.21732. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21732. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 60 - Relações Étnico-Raciais na Educação