Sustentabilidade socioecológica na formação continuada do docente de pedagogia baseada na gamificação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n62.21805

Palavras-chave:

gamificação, ensino superior, pedagogia, sustentabilidade.

Resumo

O tema sustentabilidade socioecológica é limitada no ensino superior, mas é fundamental aos docentes para o enfrentamento das crises ecossociais. O estudo objetivou investigar a formação continuada de docentes universitários de Pedagogia em Natal-RN, Brasil, quanto à abordagem da sustentabilidade socioecológica na sala de aula. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa, aplicada, com delineamento de estudo caso, e embasada teoricamente; seguiu, também, procedimentos de análises documentais e curriculares junto ao curso de Licenciatura em Pedagogia e levantamento dos dados primários provenientes da aplicação de um questionário on-line junto aos 15 docentes do curso superior, o qual foi submetido à análise de dados e de conteúdo. As vozes de 15 docentes revelaram uma ínfima abordagem dos desafios ecossociais na prática educativa. Devido à ausência dessa abordagem no curso superior de Pedagogia por vários motivos, em síntese, o estudo possibilitou a construção de um curso de formação continuada de docentes mediante a inserção da aprendizagem baseada na gamificação, com o objetivo de apoiar a formação e a construção de um conhecimento socioecológico face às crises socioecológicas através de elementos gamificados de forma a realizar um aprendizado significativo e inovador, formando profissionais socialmente críticos frente a um aprender dinâmico na formação docente.

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Biografia do Autor

André Menezes de Jesus, Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN.

Possuo graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Tiradentes. Especialista na área de Recursos Humanos UNIT (MBA - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS), Pós-graduado pela Universidade Federal de Sergipe (Gestão de Políticas Públicas com Foco em Gênero e Raças), Graduado em Pedagogia pela Faculdade São Luís de França concluído em 2013/1, atuou como TUTOR da ESAF (Escola de Administração Fazendária) 2013, Pós-graduado em Gestão Escolar: Pedagogia Empresarial, fui responsável pelo setor de RH da empresa SIGMARHOH WELL TESTING SERVICE (Analista de Recursos Humanos), atuou como Pedagogo do Núcleo de Apoio ao Ensino NAE/NAP da Faculdade Uninassau - Rio Grande do Norte-Natal, professor e coordenador do curso de Pedagogia da Uninassau Natal, e como coordenador acadêmico da Faculdade Anhanguera polo Natal, mestrando em Ciências Ambientais do Programa de Pós-graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. 

Valdenildo Pedro da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN.

Doutor em Engenharia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Professor Titular do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e do Mestrado em Uso Sustentável de Recursos Naturais, Brasil. Interesse por pesquisas relacionadas a sustentabilidade ecossocial na educação. valdenildo.silva@ifrn.edu.br

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Publicado

14.10.2022

Como Citar

MENEZES DE JESUS, André; DA SILVA, Valdenildo Pedro. Sustentabilidade socioecológica na formação continuada do docente de pedagogia baseada na gamificação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 62, p. e21805, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n62.21805. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21805. Acesso em: 29 mar. 2024.