Entre o texto e a vida: a formação continuada de professores da educação infantil na região do alto Sertão da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n64.21826

Palavras-chave:

formação continuada, professores, educação infantil.

Resumo

O texto tem por foco analisar as iniciativas e estratégias na formação continuada de professores da Educação Infantil. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva quanti-qualitativa, foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação. Teve como sujeitos treze secretários municipais de Educação que atuam nos municípios da região de Sousa, no Sertão da Paraíba. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário contendo perguntas fechadas e uma aberta. A análise do material produzido foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. A partir do diálogo com a legislação educacional brasileira e entre diferentes autores, como Campos, Kramer, Tardif e Lessard, e Dourado, o resultado permitiu observar que, embora todos os municípios relatem desenvolver formação continuada com os professores, ainda se evidenciam lacunas quanto à especificidade da formação na área da Educação Infantil. Do texto à vida, as políticas da Educação Infantil parecem imprimir a garantia do direito à formação continuada de professores nessa etapa da educação básica, contudo seus efeitos no contexto da prática ainda permanecem invisíveis, despercebidos. A organização, a forma e o conteúdo das formações remetem à necessidade de (re)pensar um percurso formativo que possibilite aos professores dialogar, refletir, questionar, ampliar sua leitura da educação e cuidado na primeira infância e de mundo. 

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Biografia do Autor

Hellyegenes de Oliveira, Universidade Estácio de Sá – UNESA.

Mestre em Educação pela UNISUL.

Professor da rede estadual da Paraíba

Luciane Pandini-Simiano, Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL

É doutora em Educação pela UFRGS, realizando parte de seu doutoramento na Università degli Studi di Firenze. Atualmente é professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa CatarinaTubarão. Santa Catarina. Brasi

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Publicado

31.03.2023

Como Citar

DE OLIVEIRA, Hellyegenes; PANDINI-SIMIANO, Luciane. Entre o texto e a vida: a formação continuada de professores da educação infantil na região do alto Sertão da Paraíba. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 64, p. e21826, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n64.21826. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/21826. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos