Educação no século XXI. Saberes necessários segundo Freire e Morin

Autores

  • José Eustáquio Romão UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.223

Palavras-chave:

Ciência, Epistemologia, Complexidade, Dialética, Dialógico.

Resumo

O texto busca as convergências e os distanciamentos entre o pensamento de Paulo Freire e o de Edgar Morin no que se refere à educação e, mais especificamente, no que diz respeito ao conceito de ciência que consideram necessário ao processo educacional no próximo século. Pelas proposições de ambos, o autor acaba por classificá-los no universo dos pensadores dialético-dialógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Eustáquio Romão, UNINOVE, São Paulo

Doutor em História e Filosofia da Educação (USP); e em História Social (USP), professor do Programa de Mestrado em Educação da UNINOVE e Diretor do Instituto Paulo Freire

Downloads

Publicado

04.01.2008

Como Citar

ROMÃO, José Eustáquio. Educação no século XXI. Saberes necessários segundo Freire e Morin. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 27–44, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v2i2.223. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/223. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios