Conselho de classe, diversidade étnico-racial e gestão democrática: Um estudo de caso em uma escola particular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n65.22637

Palavras-chave:

conselho de classe, educação das relações étnico-raciais, ensino médio.

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa que buscou investigar silenciamentos, apagamentos e invisibilidades relacionados à formação para a diversidade étnico-racial nos atos deliberativos do conselho de classe e nas práticas de ensino. Para tal, foi selecionada uma escola particular em Varginha, em Minas Gerais, que oferta, dentre outros níveis, o ensino médio, foco deste estudo. Os principais procedimentos metodológicos utilizados foram: revisão de literatura, observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental. Os resultados alcançados apontam que, para a efetivação da Lei nº. 10.639/03 (atualizada pela Lei nº. 11.645/08) e das suas Diretrizes, é imprescindível que tanto as deliberações do conselho quanto a realização das práticas de ensino sejam pautadas em processos democráticos, participativos e antirracistas.

 

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Biografia do Autor

Anivaldo Sérgio Miguel, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG.

Mestrando em Educação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Natalino Neves da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Doutor em Educação. Professor Adjunto do Departamento de Administração Escolar (DAE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Alfenas (UFMG)

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Publicado

15.05.2023

Como Citar

MIGUEL, Anivaldo Sérgio; NEVES DA SILVA, Natalino. Conselho de classe, diversidade étnico-racial e gestão democrática: Um estudo de caso em uma escola particular. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 65, p. e22637, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n65.22637. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/22637. Acesso em: 27 ago. 2024.