Formação docente digital: uma proposta para a criação de novas possibilidades de ensinar e aprender

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n64.22653

Palavras-chave:

atualização de docentes, curso de extensão, ensino, formação continuada, tecnologia da educação.

Resumo

Neste artigo apresentamos a concepção e aplicação do curso Formação Docente Digital. A referida formação contribuiu para o desenvolvimento de docentes do ensino estadual do Paraná neste momento de ajuste e de adequação da prática pedagógica ao ensino on-line, utilizando métodos e ferramentas simples para sua execução. Partindo-se do pressuposto de que há um vasto acervo de ferramentas tecnológicas para ser utilizado no contexto educacional e de que há temáticas importantes que precisam ser discutidas, o curso “Formação Docente Digital” foi estruturado a fim de atualizar os professores com as ferramentas de maior potencialidade para o ensino de conteúdos curriculares. Dessa forma, o conteúdo foi desenvolvido de forma a abarcar ferramentas hábeis a revelar uma abordagem tridimensional da digitalização, envolvendo experiências que vão muito além da leitura do aluno, ou de uma postura de mera reprodução por parte do docente, mas que possibilitam a alocação do professor como condutor neste processo de letramento digital ao apresentar um mundo sinestésico de aprendizado ao discente. Por esta razão que as ferramentas selecionadas deveriam ser tão variadas quanto as experiências vividas no campo digital, educando por educando. O curso foi desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, de modo síncrono e assíncrono, no formato de curso de extensão e atualização de docentes.

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Biografia do Autor

Raul Greco, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Mestrando em educação pela Universidade de Lisboa (ULISBOA - Portugal). Possui especialização em Especialização em Inovação e Tecnologias da Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Especialização em Especialização em Mídias Aplicadas na Educação pelo Instituto Federal de Santa Catarina (ISFC) e Especialização em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).Tem ampla experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia da Educação, metodologias ativas, tecnologias analógicas e digitais atuando como professor e professor conteudista principalmente nos seguintes temas: filosofia, tecnologia da educação, letramento digital, literatura e formação docente na cibercultura.

Alessandra Dutra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). É professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN de 2013-2017. Foi coordenadora adjunta do PPGEN de 2017 a 2019. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia - PPGECT (Doutorado Acadêmico), de Ponta Grossa-PR.

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Publicado

17.03.2023

Como Citar

GRECO, Raul; DUTRA, Alessandra. Formação docente digital: uma proposta para a criação de novas possibilidades de ensinar e aprender. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 64, p. e22653, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n64.22653. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/22653. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos