Evasão em cursos de graduação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23092

Palavras-chave:

Evasão. Institutos Federais. Revisão bibliográfica.

Resumo

O presente estudo aborda o fenômeno da evasão em cursos de graduação presencial nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), no período de 2016 a 2021. Teve como objetivo mapear a produção científica brasileira, em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu, a fim de verificar as especificidades da evasão feminina. Trata-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla que busca discutir a relação do papel social feminino em articulação ao fenômeno da evasão. O levantamento de dados ocorreu por meio de buscas em bancos de teses e dissertações. Foram encontradas quatorze pesquisas, entre elas, cinco teses e nove dissertações. Os resultados mostram que a evasão é um problema unânime entre os IFs que aparecem nesse recorte e suas causas são multifatoriais, como, por exemplo: dificuldades de conciliar trabalho e estudo, falta de adaptação no curso, problemas de relacionamento com professores, entre outros. Observa-se que não há aprofundamento das questões relacionadas à evasão feminina nos estudos que têm como centralidade a evasão estudantil. Com relação aos diversos fatores que implicam a evasão, acredita-se que este estudo poderá fornecer subsídios para outras pesquisas e introduzir novas perspectivas acerca do fenômeno e seus desdobramentos, como investimento público e desenvolvimento social. Pretende-se aprofundar a pesquisa trazendo contribuições para o debate, tendo a mulher como foco para futuras investigações no contexto educacional.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Biografia do Autor

Vanessa dos Santos Tavares, Instituto Federal do Paraná – IFPR

Pedagoga (2007) e Mestra em Educação (2016). É servidora pública no cargo Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Tem foco em estudos de gênero, Direitos Humanos, maternidade e ciência, feminismos, avaliação da aprendizagem, evasão escolar, políticas educacionais, aprendizagens, inclusão e respeito à diversidade.

Eric Ferdinando Passone , Universidade Cidade de São Paulo – UNICID

Formado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997-2002); Mestre e Doutor em Educação pela Unicamp (2005-2012). Trabalhou como psicólogo em programa socioeducativo para crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade e como coordenador de projetos educacionais, junto ao poder executivo do município de Piracicaba (2002-2005). Lecionou disciplinas de Psicologia Social, Psicologia e Educação, Psicologia, Cultura e Educação, Psicologia da Comunicação e Psicologia Aplicada ao Direito na Universidade Metodista de Piracicaba (2009-2013). Desenvolveu seu pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(2013-2016), sob Supervisão do Dr. Leandro de Lajonquière. Participou como voluntário como Pesquisador Associado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade de Campinas (2016-2020). Foi docente e mentor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Subjetividade e Psicanálise da Universidade Ibirapuera (SP). É docente e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Educacional (PPGP-GE) da Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID). Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da UNICID. Lider do Grupo de Pesquisa CNPq Gestão e Avaliação da Educação. Membro integrante da Red INFEIES ( Red de Estudios e Investigaciones Psicoanalíticas e Interdisciplinarias en Infancia e Instituciones) e da RUEPSY (Réseau Universitaire International d?Études dÉducation et de Psychanalyse). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Gestão e Avaliação Educacional.

Referências

ARRUZA, Cinzia; TITHI, Bhattcharya; FRASER, Nancy. Feminismos para os 99%: um manifesto. Tradução: Heci Regina Candiani. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

BARROS, André Matias Evaldt de. Efeitos de poder e subjetivação dos discursos de evasão de cursos de licenciatura em Matemática do IFRS. 2016.180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2016. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/1375. Acesso em: 17 out. 2022.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 21 ago. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Nota informativa 138. Informa e orienta as Instituições da Rede Federal sobre a construção dos Planos Estratégicos Institucionais para a Permanência e Êxito dos Estudantes. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília. Disponível em: http://ctur.ufrrj.br/wp-content/uploads/2021/02/Nota-Informativa-no-138-2015.pdf. Acesso em: 21 ago. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acesso em: 14 jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento orientador para a superação da evasão e retenção na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 2014. Disponível em: https://avr.ifsp.edu.br/images/pdf/Comissoes_Outros/PermanenciaExito/Documento-Orientador-SETEC.pdf. Acesso em: 17 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Termo de Acordos e Metas e Compromissos – Ministério da Educação/Institutos Federais, 2010. Disponível em: https://www.ifb.edu.br/images/PRDI/acordo_de_metas_e_compromissos.pdf. Acesso em: 21 ago. 2023.

BRASIL. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). Plano Nacional de Políticas para Mulheres (PNPM): 2013-2015. Brasília, 2013.Disponível em: https://oig.cepal.org/sites/default/files/brasil_2013_pnpm.pdf. Acesso em: 09 jun. 2022.

BRASIL. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. 2022. Disponível em: http://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 21 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Superior. Comissão Especial de Estudos Sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001613.pdf. Acesso em: 08 mai. 2022.

BRASIL. Plataforma Nilo Peçanha. 2022. Disponível em: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2021.html. Acesso em: 08 fev. 2022.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Trad. Maria Helena Kühner. 11ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

CASTRO, Tatiana Lage. Evasão nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais [manuscrito]. 2019. 160 f. Tese (Doutorado em Conhecimento e Inclusão Social em Educação), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/30542. Acesso em: 02 ago. 2022.

CYRILLO, Gustavo Barreto. O fenômeno da evasão/abandono de estudantes: um estudo realizado em duas Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) de Minas Gerais. 171 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://web.sistemas.pucminas.br/BDP/PUC%20Minas/Home/Visualizar?seq=48CB11B810DBD664A3972EF167C78189. Acesso em: 21 ago. 2023.

GARCIA. Débora Rogéria Neres de Souza. Evasão no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS): Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet. 2021. 184 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4275. Acesso em: 20 jun. 2022.

GANDELMAN, Fani Sihel. Evasão de estudantes em cursos de licenciatura do Instituto Federal de São Paulo. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_SP-1_c0f56f58661169e61b5bd62c3e351ec3. Acesso em: 24 set. 2022.

HIRATA, Helena. Gênero, patriarcado, trabalho e classe. Trabalho Necessário, ano 16, n. 29, p. 14-27, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4552. Acesso em: 12 jun. 2020.

LOBO, Maria Beatriz Carvalho Melo. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. ABMES Cadernos, n. 25. Brasília-DF, 2012. Disponível em: https://www.institutolobo.org.br/core/uploads/artigos/art_087.pdf. Acesso em: 17 mar. 2022.

MORBECK, Rosângela Veloso de Freitas. Evasão no Ensino Superior: impactos e contribuições do Programa Nacional de Assistência Estudantil no Campus Paraíso do Tocantins do IFTO. 2016. 204 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2016. Disponível em: https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/276?locale=pt_BR. Acesso em: 22 ago. 2023.

NOGUEIRA, Nilma. Fatores associados e geradores de impacto na evasão discente no ensino superior: IFMNG – Campus Araçuaí (2011-2017). 2019. 206 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2019. Disponível em: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2184. Acesso em: 11 jun. 2022.

PACHECO. Eliezer. Os Institutos Federais: uma revolução na Educação Profissional e Tecnológica. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/osinstfedera.pdf. Acesso em: 06 abr. 2022.

PARNAIBA, Luziene Corrêa. Políticas públicas para mulheres: uma análise do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM) na Amazônia. 2018. 205 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2018. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1061846. Acesso em: 18 abr. 2022.

PERON, Vanessa Demarchi. Adaptação acadêmica e relações com a evasão: identificação de Indicadores. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Centro de Engenharias e Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4650#:~:text=A%20n%C3%A3o%20adapta%C3%A7%C3%A3o%20pode%20levar,particulares)%20e%20para%20a%20sociedade. Acesso em: 06 abr. 2022.

RACOSKI, Marcia Maria. Dificuldades de Êxito e Permanência de Estudantes Cotistas na Educação Superior: um estudo de caso com o curso superior de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-Campus Erechim. 2019. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, 2019. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3990. Acesso em: 06 abr. 2022.

RATUSNIAK, Celia. Processo de abandono intelectual: como o judiciário julga as alunas que deixaram de estudar porque casaram ou engravidaram. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress. 2017, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. 2017.p. 1-13. Disponível em: http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1499088818_ARQUIVO_textocompleto.pdf. Acesso em: 06 abr. 2022.

RATUSNIAK, Celia. Processos por abandono intelectual e os efeitos da judicialização da evasão escolar: gênero, raça, classe social e as biopolíticas que produzem o fracasso escolar e as expulsões compulsórias. 2019. 271 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná. Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/64371. Acesso em: 06 abr. 2022.

RISTOFF, Dilvo IIvo. Considerações sobre evasão. In: RISTOFF, Dilvo IIvo. Universidade em foco: reflexões sobre a educação superior. Florianópolis: Insular, 1999. P. 119-130.

ROCHA, Jeanne Gonçalves. Estratégias para contenção dos índices de evasão nos Cursos Superiores de Tecnologias do IFTM - Campus Patrocínio (2014 -2017). 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Tecnológica), Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019. Disponível em: https://iftm.edu.br/ensino/papee/producoes/. Acesso em: 21 ago. 2023.

SANTOS, Raquel da Silva. Evasão nos cursos de Tecnologia em Sistemas para Internet e Licenciatura em Computação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia Centro: 2010/2014. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Tecnológica), Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. Disponível em: https://iftm.edu.br/ensino/papee/producoes/download/EVAS%C3%83O%20NOS%20CURSOS%20DE%20TECNOLOGIA%20EM%20SISTEMAS.pdf. Acesso em: 06 abr. 2022.

SILVA, Glauco Peres da. Análise de evasão no ensino superior: uma proposta de diagnóstico de seus determinantes. Avaliação, Campinas, v. 18, n. 2, p. 311-333, jul. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772013000200005. Acesso em: 21 ago. 2023.

SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo e; MOTEJUNAS, Paulo Roberto; HIPÓLITO, O; LOBO, Maria Beatriz Carvalho Melo. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2013. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/346. Acesso em: 24 mai. 2022.

STANISCUASKI, Fernanda. et al. Gender, Race and Parenthood Impact Academic Productivity During the COVID-19 Pandemic: From Survey to Action. Frontiers in Psychology v. 12, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2021.663252/full. Acesso em: 8 ago. 2022.

SCHMITT, Jeovani. Construção de uma escala de propensão à evasão estudantil em cursos de graduação. 2018. 174f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193967. Acesso em: 06 abr. 2022.

SILVA, Flávia Cristiane Pires e. As condições de ofertas dos cursos de Licenciatura em Física: o caso do Instituto Federal de Goiás. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Goiás, Goiânia, 2018. Disponível em: https://tede2.pucgoias.edu.br/handle/tede/4054. Acesso em: 21 ago. 2023.

SILVEIRA, Fernanda Romanezi da. A evasão de estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: uma contribuição ao conhecimento das dificuldades na identificação de seus determinantes. 2017. 209 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade de Campinas, Campinas, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2017.988985. Acesso em: 21 ago. 2023.

TINTO, Vicent. Dropout from Higher Education: A Theoretical Synthesis of Recent Research. Review of Education Research, vol. 45, n° 1, pp. 89-125, 1975. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1170024. Acesso em: 04 jun. 2022.

Downloads

Publicado

19.09.2023

Como Citar

TAVARES, Vanessa dos Santos; PASSONE , Eric Ferdinando. Evasão em cursos de graduação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma revisão bibliográfica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 66, p. e23092, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n66.23092. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23092. Acesso em: 4 maio. 2025.
Visualizações
  • Resumo 665
  • pdf 553