O Ensino Médio e a omnilateralidade: Educação Profissional no século XXI

Autores

  • José Eustáquio Romão UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v12i1.2326

Palavras-chave:

Ensino Médio, Formação Profissional, Politecnia, Omnilateralidade

Resumo

Este texto tem por objeto a análise das relações entre formação profissional no Ensino Médio e os contemporâneos conceitos de ciência e tecnologia. Ao mesmo tempo, demonstra como deve ser aquela formação, à luz dos conceitos exarados pelo “Relatório Delors”. Referencia-se no pensamento materialista dialético, especialmente no de Nadezda Krupskaja, para confrontar o conceito de “omnilateralidade” ao de “politecnia”.

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Biografia do Autor

José Eustáquio Romão, UNINOVE, São Paulo

Doutor em História e Filosofia da Educação (USP); e em História Social (USP), professor do Programa de Mestrado em Educação da UNINOVE e Diretor do Instituto Paulo Freire

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Publicado

24.11.2010

Como Citar

ROMÃO, José Eustáquio. O Ensino Médio e a omnilateralidade: Educação Profissional no século XXI. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 27–50, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v12i1.2326. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2326. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático