As diferentes faces do projeto político pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23275

Palavras-chave:

escola, modelo, projeto político pedagógico

Resumo

O objeto deste artigo é o projeto político pedagógico. O problema de pesquisa é analisar as diferentes expressões dos “modelos” de projetos na escola. O objetivo é conceituar projeto em suas diversas faces, analisando seus “modelos” encontrados na escola. A abordagem da investigação é bibliográfica e analisada com base no pensamento de teóricos que refletiram sobre os “modelos” de projetos político pedagógicos. A pesquisa apoia-se no método materialismo histórico-dialético para compreender o objeto, perceber a dinâmica entre os “modelos” de projetos e a refuta por explicações completas. Investigou-se o vocábulo projeto e suas interpretações. Os “modelos” inovam as práticas docentes, proporcionam estratégias concretas à autonomia da gestão e fundamentam-se em ações decididas pelas pessoas. Caso inexista tais possibilidades, as práticas docentes são conduzidas ao trabalho tradicional com ações irreais, impraticáveis, de participação negociada entre os profissionais. O “modelo” democrático prescrito na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, promove a participação, a autonomia e representa recurso para transformar a sociedade. A proposta proporciona conhecimento, qualidade e mudanças para emancipar as pessoas pela educação.

 

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Biografia do Autor

Édio Luís Bressan, Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Especialista em MBA – Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). Especialista em Docência no Ensino Superior e em Educação Interdisciplinar pelo IMP (Institucional Mato-grossense de Pós-Graduação). Graduado em Língua Estrangeira Inglês (curso livre) pelo Level-Up. Graduado em História e Pedagogia pela Faculdades Unidas do Vale do Araguaia (Univar). Docente efetivo nos municípios de Barra do Garças e de Aragarças

Iria Brzezinski, Universidade de São Paulo – USP.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Planejamento Educacional pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Ciências Sociais e em Pedagogia-Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora titular (aposentada) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Membro titular da Comissão de Avaliação do Plano Estadual de Goiás. Membro do corpo editorial e consultora ad hoc de diversas revistas/periódicos científicos nacionais e estrangeiros. Cientista visitante na Universidade de Aveiro, Portugal. Professora (aposentada) da UnB. Coordenadora do grupo de pesquisa no CNPq, Nível 1, “Políticas Educacionais e Gestão Escolar”

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Publicado

22.05.2023

Como Citar

BRESSAN, Édio Luís; BRZEZINSKI, Iria. As diferentes faces do projeto político pedagógico. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 65, p. e23275, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n65.23275. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23275. Acesso em: 5 maio. 2025.
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