As diferentes faces do projeto político pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23275Palavras-chave:
escola, modelo, projeto político pedagógicoResumo
O objeto deste artigo é o projeto político pedagógico. O problema de pesquisa é analisar as diferentes expressões dos “modelos” de projetos na escola. O objetivo é conceituar projeto em suas diversas faces, analisando seus “modelos” encontrados na escola. A abordagem da investigação é bibliográfica e analisada com base no pensamento de teóricos que refletiram sobre os “modelos” de projetos político pedagógicos. A pesquisa apoia-se no método materialismo histórico-dialético para compreender o objeto, perceber a dinâmica entre os “modelos” de projetos e a refuta por explicações completas. Investigou-se o vocábulo projeto e suas interpretações. Os “modelos” inovam as práticas docentes, proporcionam estratégias concretas à autonomia da gestão e fundamentam-se em ações decididas pelas pessoas. Caso inexista tais possibilidades, as práticas docentes são conduzidas ao trabalho tradicional com ações irreais, impraticáveis, de participação negociada entre os profissionais. O “modelo” democrático prescrito na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, promove a participação, a autonomia e representa recurso para transformar a sociedade. A proposta proporciona conhecimento, qualidade e mudanças para emancipar as pessoas pela educação.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 3 maio 2022.
BRESSAN, Édio Luís; BRZEZINSKI, Iria. Metáforas da gestão escolar. Curitiba: Appris, 2022.
BUSSMANN, Antônia Carvalho. O Projeto político-pedagógico e a gestão da escola. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995. p. 37-52.
COSTA, José Adelino. Imagens organizacionais da escola. Lisboa: LASA, 1996.
COSTA, José Adelino. Projectos educativos das escolas: um contributo para a sua (des) construção. Cedes, Campinas, v. 24, n. 85, p. 1319-1340, 2003. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/. Acesso em: 15 mar. 2020.
COSTA, José Adelino. Construção de projectos educativos nas escolas: traços de um percurso debilmente articulado. Revista portuguesa de educação, Portugal, v. 17, n. 2, p. 85-114, 2004. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37417204. Acesso em: 4 mar. 2020.
COSTA, Jorge Adelino. Projectos em educação: contributos de análise organizacional. Aveiro: Edições Aveiro, 2007.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A gestão democrática na escola e o direito à educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 483-495, 2007. https://doi.org/10.21573/vol23n32007.19144. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19144. Acesso em: 3 jul. 2020.
FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca. Planejamento participativo: uma maneira de pensá-lo e encaminhá-lo com base na escola. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995. p. 131-141.
FLECK, Maria Luiza Steiner. Pedagogia de projetos. Manual da didática, Canoas, p. 1-13, 2005. Disponível em: https://extensao.cecierj.edu.br/material_didatico/edc905/PedagogiaDeProjetos-Genese.pdf. Acesso em: 01 mar. 2020.
LOPES, Corinne Julie Ribeiro; MACHADO, Lucília Regina de Souza. Projeto político-pedagógico como instância de gestão social da educação. Pretexto, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 90-105, 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4915386.pdf. Acesso em 25 fev. 2020.
MACEDO, Lino. Jogo e projeto: irredutíveis, complementares e indissociáveis. In: ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Jogo e projeto: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006. p. 15- 48.
MACHADO, Nílson José. A vida, o jogo, o projeto. Seminários de Estudos em Epistemologia e Didática. Summus, São Paulo, p. 1-15, 2005. Disponível em: https://www.nilsonjosemachado.net/20050805.pdf. Acesso em: 5 fev.2020.
MACHADO, Nílson José. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras, 2006.
MARQUES, Mário Osório. Escola, aprendizagem e docência: imaginário social e intencionalidade política. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995. p. 143-156.
NEVES, Carmem Moreira de Castro. Autonomia da escola pública: um enfoque operacional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995. p. 95-129.
PILLA, Maria Cecília Barreto Amorim. Manuais de civilidade, modelos de civilização. História em Revista, Pelotas, v 9, 2017.https://doi.org/10.15210/hr.v9i9.11719. Disponível em:
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/HistRev/issue/view/657. Acesso em: 26 fev. 2020.
RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves. Paradigma - relações de poder - Projeto político-pedagógico: dimensões indissociáveis do fazer educativo. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995. p. 53-94.
SANTIAGO, Anna Rosa Fontella. Projeto político-pedagógico da escola: desafio à organização dos educadores. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995. p. 157-178.
SANTIAGO, Anna Rosa Fontella; ZASSO, Silvana Maria Bellé. Projeto político-pedagógico: a experiência de uma escola de periferia urbana na construção de sua identidade. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995. p. 179-192.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995. p. 11-35.
VENTURA, Paulo Cezar Santos. Por uma pedagogia de projetos: uma síntese introdutória. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v.7, n. 1, p. 36-41, 2002. Disponível em: http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/banco_objetos/%7B6CC31958-0A79-4D36-8DAD-DC0D31DEE25C%7D_Artigo%20Paulo%20Ventura%20-%20Por%20uma%20Pedagogia%20de%20Projetos.pdf. Acesso em: 28 fev.2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dos autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 765
- PDF 567