Quem tem saudades da "Escola normail"?

Autores

  • Marília Claret Geraes Duran PUC-SP
  • Jane Soares de Almeida USP-SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v12i1.2329

Palavras-chave:

Escola Normal, formação de professores, educação das mulheres.

Resumo

O artigo, tomando por base estudos anteriores sobre a formação de professores para os anos iniciais da escolaridade obrigatória, destaca alguns dos princípios norteadores e das propostas que se articularam entorno do chamado “Curso Normal”. O tema desenvolve-se considerando três movimentos: o primeiro movimento repercute o cenário da época, seu traçado incerto, a precariedade das primeiras escolas normais para formar professores em território brasileiro. O segundo movimento coloca acento nas questões da feminização do magistério e o terceiro movimento marca a integração e equivalência do “curso normal” com todos os cursos do chamado “ensino médio”, com direito de acesso ao ensino superior, descaracterizando-se como cursos profissionalizantes para o magistério primário.

Downloads

Biografia do Autor

Marília Claret Geraes Duran, PUC-SP

Doutora em Educação – Psicologia da Educação/PUC-SP Profª. Titular da Universidade Metodista de São Paulo Docente/Pesquisadora do PPG em Educação (Mestrado) Pesquisadora do CNPq

Jane Soares de Almeida, USP-SP

Doutora em História e Filosofia da Educação-USP-SP Pesquisadora do CNPq Profa. Livre-Docente aposentada da UNESP-SP

Downloads

Publicado

24.11.2010

Como Citar

GERAES DURAN, Marília Claret; DE ALMEIDA, Jane Soares. Quem tem saudades da "Escola normail"?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 69–82, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v12i1.2329. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2329. Acesso em: 25 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático
Visualizações
  • Resumo 180
  • PDF 182