Quem tem saudades da "Escola normail"?
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v12i1.2329Palavras-chave:
Escola Normal, formação de professores, educação das mulheres.Resumo
O artigo, tomando por base estudos anteriores sobre a formação de professores para os anos iniciais da escolaridade obrigatória, destaca alguns dos princípios norteadores e das propostas que se articularam entorno do chamado “Curso Normal”. O tema desenvolve-se considerando três movimentos: o primeiro movimento repercute o cenário da época, seu traçado incerto, a precariedade das primeiras escolas normais para formar professores em território brasileiro. O segundo movimento coloca acento nas questões da feminização do magistério e o terceiro movimento marca a integração e equivalência do “curso normal” com todos os cursos do chamado “ensino médio”, com direito de acesso ao ensino superior, descaracterizando-se como cursos profissionalizantes para o magistério primário.Downloads
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Publicado
24.11.2010
Como Citar
GERAES DURAN, Marília Claret; DE ALMEIDA, Jane Soares. Quem tem saudades da "Escola normail"?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 69–82, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v12i1.2329. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2329. Acesso em: 25 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê temático
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