O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação e das mídias na educação na sociedade contemporânea e suas influências no ensino jurídico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n64.23413

Palavras-chave:

ensino, jurídico, mídias, sociedade contemporânea, TDIC.

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e das mídias na educação na sociedade contemporânea, bem como suas influências no ensino jurídico. Tal análise é relevante tendo em vista as mudanças na sociedade contemporânea e as práticas pedagógicas do ensino jurídico, ainda marcadas pelo tradicionalismo, o que nem sempre corresponde às necessidades dos estudantes. Para atingir o objetivo proposto foi utilizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, por meio da análise de obras que abordam as TDIC, as mídias na educação e o ensino jurídico. A partir de uma reflexão sobre as TDIC e as mídias digitais, discutimos o uso das TDIC na Educação, sob a perspectiva de renomados autores, expondo várias abordagens. Por fim, tratamos o uso das TDIC no ensino jurídico, discorrendo de forma sucinta a respeito do contexto histórico dos Cursos de Direito no Brasil e sobre metodologias que podem ser utilizadas para modificar as práticas educacionais e incentivar o protagonismo estudantil, tornando o estudante não apenas consumidor, mas produtor de informação, com a possibilidade de elaborar conteúdos, inclusive por meio da inclusão digital, e construir conhecimento. Verificamos também que um aspecto dificultador nesse processo é o tradicionalismo dos docentes e a formação para o uso das tecnologias em sala de aula.

 

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Biografia do Autor

Luis Henrique Ramos Alves, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Graduado em Direito pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Pós-Graduando em Direito Processual Civil no Instituto Damásio de Ensino (DAMÁSIO). Pós-Graduado em Direito Constitucional Aplicado (LEGALE). Mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Advogado (OABSP). Docente na Faculdade FASOL (Faculdade Solidária do Oeste Paulista). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias, da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Membro do Grupo de Pesquisa Acesso a Justiça, Inovação e Sustentabilidade, da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Mônica Fürkotter, Universidade do Oeste Paulista, Programa de Pós-Graduação em Educação (UNOESTE).

Doutora e Mestre em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos, licenciada em Matemática pela Unesp. Docente aposentada da Unesp/Campus de Presidente Prudente. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, da Unoeste e Líder do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar e Processo de Ensino Aprendizagem: ações e interações (Contepea).

Raquel Rosan Christino Gitahy, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Doutora em Educação, Pedagoga, Bacharel em Direito. Avaliadora do MEC-INEP. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

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Acesso em: 09 fev. 2022.

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Publicado

17.03.2023

Como Citar

RAMOS ALVES, Luis Henrique; FÜRKOTTER, Mônica; CHRISTINO GITAHY, Raquel Rosan. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação e das mídias na educação na sociedade contemporânea e suas influências no ensino jurídico. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 64, p. e23413, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n64.23413. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23413. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos