A política de formação continuada do Município de Santa Maria – RS: do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) ao Programa Municipal de Letramento e Alfabetização (PROMLA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23455

Palavras-chave:

formação continuada, PNAIC, PROMLA, trabalho docente

Resumo

Neste artigo, objetivamos compreender como se articulam as propostas de formação continuada para professores de Educação Infantil, empreendidas pela Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, Rio Grande do Sul, e materializadas no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e no Programa Municipal de Letramento e Alfabetização (PROMLA). À luz da abordagem qualitativa, problematizamos as propostas dos referidos Programas e seus impactos no trabalho docente e no currículo da Educação Infantil. Nesse processo investigativo, utilizamos, como instrumentos de produção de dados, entrevistas semiestruturadas e questionário online, com a participação de oito sujeitos. Assim, identificamos que as formações empreendidas pelo PNAIC, na Educação Infantil, tiveram múltiplas interpretações, e sua execução se deu devido às concepções dos sujeitos responsáveis por colocá-lo em prática, diante de muitas fragilidades e situações de descaso por parte do governo. Nesse contexto, presenciamos a criação do PROMLA, que também não garantiu os subsídios necessários para um processo formativo de qualidade e que respeitasse as especificidades de cada faixa etária, reforçando discursos e práticas de ensino preparatórias e tradicionais, claramente centradas na alfabetização.

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Biografia do Autor

Aline Klimeck Fragoso, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Santiago, RS.

Andressa Aita Ivo, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professora Adjunta do Departamento de Ensino da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.

Caroline Foggiato Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Professora de Educação Física da Rede Pública Municipal de Florianópolis.

Juliana Sales Jacques, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora Adjunta do Departamento de Administração Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

19.09.2023

Como Citar

FRAGOSO, Aline Klimeck; IVO, Andressa Aita; FERREIRA, Caroline Foggiato; JACQUES, Juliana Sales. A política de formação continuada do Município de Santa Maria – RS: do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) ao Programa Municipal de Letramento e Alfabetização (PROMLA). EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 66, p. e23455, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n66.23455. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23455. Acesso em: 5 dez. 2023.