Sistema de avaliação de rendimento escolar dos estados brasileiros: revisão sistemática da produção científica acerca das pesquisas empíricas (1996 – 2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23458

Palavras-chave:

avaliação da educação, avaliação da educação básica, sistema nacional de avaliação da educação básica

Resumo

Este trabalho reúne um conjunto de pesquisas empíricas desenvolvidas no campo da avaliação educacional. O estudo objetivou apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre o mapeamento da produção científica acerca das pesquisas empíricas relacionadas aos sistemas de avaliação do rendimento escolar dos estados brasileiros. Para tanto, utilizou-se o método PRISMA e a análise bibliométrica. Foram selecionados e examinados 30 artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES e SciELO no período entre 1996 a 2022. A partir dessa amostra foi possível a criação de 6 categorias: políticas públicas educacionais, fatores extra e intraescolares, eficácia escolar, indicadores educacionais, accountability educacional e análise envoltória de dados; as quais foram organizadas de acordo com a temática, objetivo e resultado das pesquisas empíricas relacionadas aos sistemas estaduais de avaliação. Os resultados do estudo demonstraram que os critérios de seleção adotados possibilitaram identificar as pesquisas mais relevantes para o campo da avaliação educacional. Conclui-se, enfatizando a necessidade de estudos que forneçam subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas estaduais de avaliação e de sua aplicação na mensuração no rendimento escolar dos estudantes e da rede de ensino, visando a melhoria da educação escolar.

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Biografia do Autor

Fábio Alexandre Ferreira Gusmão, Universidade Tiradentes - UNIT

Doutor em Educação. Mestre em Psicologia da Educação. MBA em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva. Especialista em Supervisão, Orientação, Gestão da Educação Básica e Inspeção Escolar. Licenciatura em Ciências Biológicas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas da UNIT.

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Publicado

19.09.2023

Como Citar

GUSMÃO, Fábio Alexandre Ferreira. Sistema de avaliação de rendimento escolar dos estados brasileiros: revisão sistemática da produção científica acerca das pesquisas empíricas (1996 – 2022). EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 66, p. e23458, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n66.23458. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23458. Acesso em: 5 maio. 2025.
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