Gestão democrática e supervisão escolar na rede municipal de educação de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23584

Palavras-chave:

gestão democrática, rede municipal de educação de São Paulo, supervisão escolar.

Resumo

A gestão democrática é um dos princípios que norteiam os sistemas de ensino no Brasil. Com base nessa premissa, o objetivo deste artigo é analisar como os supervisores escolares do município de São Paulo concebem e avaliam a gestão democrática nas atividades que desenvolvem nas unidades educacionais, na Diretoria Regional de Educação (DRE) e na relação com a Secretaria Municipal de Educação (SME). Em termos metodológicos, aplicamos questionários aos supervisores escolares paulistanos, indagando-os sobre suas práticas, entre elas, a participação nas instâncias democráticas das unidades educacionais, DRE e SME. Utilizamos uma abordagem qualitativa de análise dos dados coletados com base na categorização proposta por Bardin (2011) e Szymanszki (2018) e a interpretação dos resultados apoiada na análise do conteúdo e nos discursos enunciados. Os dados da pesquisa indicaram que em termos discursivos os supervisores entendem suas atividades como democráticas, contudo, eles/as têm vivenciado os tensionamentos e disputas decorrentes de um cargo historicamente autocrático ao perceber a necessidade de se contrapor a esse constructo e defender os fundamentos democráticos em sua ação.

 

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Publicado

15.05.2023

Como Citar

RODRIGUES, Maria Cristina; JACOMINI, Márcia Aparecida. Gestão democrática e supervisão escolar na rede municipal de educação de São Paulo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 65, p. e23584, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n65.23584. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23584. Acesso em: 25 maio. 2025.
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