Ensino pela pesquisa e tecnologias digitais de informação e comunicação: Percepções de docentes no Instituto Federal do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23924

Palavras-chave:

ensino pela pesquisa, TDIC, percepções docentes, Instituto Federal do Maranhão.

Resumo

O ensino pela pesquisa se efetiva a partir da participação equilibrada entre trabalho individual e coletivo, no qual o docente analisa as condições de criação e de desenvolvimento de uma prática pedagógica que estimule a participação contínua do aluno, entendido como sujeito, que traz consigo, além das suas vivências, diferentes tipos e níveis de competências. O ensino pela pesquisa refere-se também à possibilidade de libertar o pensamento em relação aos regimes de verdade sobre o mundo, para mobilizar desarranjos e fazer emergir um espaço para a produção de conhecimentos mais autorais, considerando o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino. O tema desdobra-se no seguinte problema de pesquisa: como as TDIC, aliadas ao ensino pela pesquisa, podem auxiliar no planejamento e na realização de práticas pedagógicas? Como objetivo geral, definiu-se analisar possibilidades e limites da integração das TDIC ao ensino pela pesquisa, em práticas pedagógicas desenvolvidas no Instituto Federal do Maranhão. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se: 1) analisar o modo como os docentes do IFMA fazem uso das TDIC em suas práticas pedagógicas; 2) identificar, nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes, elementos da relação com o ensino pela pesquisa e o uso das TDIC; 3) propor formas de integração entre as TDIC e o ensino pela pesquisa nas práticas pedagógicas dos docentes. A investigação se deu com 31 docentes efetivos dos Institutos Federais do Maranhão, campi Maracanã, Centro Histórico e Monte Castelo. Os dados foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: questionário e grupo focal, sendo os dados discutidos com base na análise textual discursiva. Os resultados evidenciaram que o ensino pela pesquisa requer participação ativa de professores e estudantes, para a imersão no horizonte da investigação científica a que se propõe adentrar, a partir do reconhecimento da relação entre pesquisa e ensino.

 

Downloads

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth B. Educação e tecnologias no Brasil e em Portugal em três momentos de sua história. Educação, Formação & Tecnologias, v. 1, n. 1,p. 23-36, 2008.

ALONSO, Katia M. A EaD no Brasil: sobre (des)caminhos em sua instauração. Educar em Revista, n. SPE4, p. 37-52, 2014.

ASSMANN, Hugo. Metáforas novas para reencontrar a educação. São Paulo: Unimep, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum. mec.gov.br/#/site/base/o-que. Acesso em: 15 jul. 2019.

CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, vol. 3. São Paulo: Paz e terra. 1999.

DEMO, Pedro. Educação e qualidade. Papirus Editora, 1995.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 1998.

DEMO, Pedro. Aprender como autor. Editora Atlas SA, 2000.

DEMO, Pedro. Coisas velhas em coisas novas: novas “velhas tecnologias”. Ciência da informação, v.39, p. 108-121, 2010.

GADAMER, Hans G. Verdade e Método II. Complementos e Índice. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

GADAMER, Hans G. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

GATTI, Bernardete A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de educação, v. 13, n. 37, p. 57-70, 2008.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. 1986.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacherknowledge. TeachersCollege Record, v.108,2006.

PRETTO, Nelson De Luca; RICCIO, Nicia Cristina Rocha. A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educar em Revista, n. 37, p. 153-169, 2010.

RÜDIGER, Francisco. Introdução às teorias da cibercultura: perspectivas do pensamento tecnológico contemporâneo. Porto Alegre: Sulinas, 2013.

SCHUCK, Rogério José. Apropriação da tradição: aproximações à hermenêutica de Gadamer. 1. ed. Berlin: Novas Edições Acadêmicas, 2013.

Downloads

Publicado

15.05.2023

Como Citar

DE MESQUISTA, Fabíola; SCHUCK, Rogério José. Ensino pela pesquisa e tecnologias digitais de informação e comunicação: Percepções de docentes no Instituto Federal do Maranhão. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 65, p. e23924, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n65.23924. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23924. Acesso em: 22 maio. 2025.
Crossref
0
Scopus
0
Visualizações
  • Resumo 343
  • PDF 334