Ensino da matemática no século XXI:

D’Ambrosio e a mediação pelo digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24271

Palavras-chave:

D’Ambrosio, digital, ensino de matemática.

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o Ensino da Matemática e os impactos ao mesmo exercido pelo contexto digital na contemporaneidade. A partir das contribuições de D’Ambrosio (2011, 2009), buscamos tecer inferências que permitam compreender o papel do professor de Matemática e os desafios decorrentes das grandes mudanças no cenário da Educação no Brasil e no mundo. Em paradigma qualitativa, trata-se de uma pesquisa realizada de cunho exploratório e documental no âmbito metodológico, ao passo que são executados levantamentos bibliográficos – conforme Coutinho (2014) – e construídas concatenações a respeito da formação docente a partir Tardif (2014) e Freire (2021). Verificou-se que Ubiratan D’Ambrosio em seu momento já aventava as profundas mudanças vindouras no seio da educação; em especial, no que se refere ao comportamento humano e seu diálogo frente os avanços do ensino da Matemática; disciplina impactada de forma medular pelas novas tecnologias digitais da informação e comunicação.

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Biografia do Autor

Filipe Antônio Araújo Moura, Universidade Tiradentes – UNIT

Mestre em Educação PROSUP/CNPq (CAPES), especialista em Gestão de Projetos e graduado em Matemática, licenciatura plena pela Universidade Tiradentes - UNIT. Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (CAPES) no PPED/UNIT em projeto voltado a temática de Políticas Públicas. Possui experiência em organização de eventos de cunho científico, gerenciamento de projetos e revisão técnica de trabalhos acadêmicos. Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade Pio Décimo e Técnico em Edificações pelo Instituto Federal de Sergipe. Atualmente, pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade, GPDACC/PPED/UNIT.

Andrea Karla Ferreira Nunes , Universidade Tiradentes – UNIT

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Salamanca - Espanha (2019). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2003) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1997). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes na linha de Pesquisa Educação e Formação Docente. Foi Supervisora de Tutoria do Núcleo de Educação a Distância na Universidade Tiradentes em Sergipe; Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação a Distância - UNIT. Foi presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Tiradentes no período 2012 a 2014. Coordenadora do ENADE do Grupo Tiradentes (2014 a 2017). Foi Gerente de Programas Acadêmicos do Grupo Tiradentes (2018 a 2021). Atua como técnica na Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (CEAVE/SEDUC). Faz parte do Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Avaliação Educacional e Currículo atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas na Educação, Avaliação Educacional Currículo, Gestão Educacional e Formação Docente. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade (GPDACC).

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Publicado

18.12.2023

Como Citar

MOURA, Filipe Antônio Araújo; NUNES , Andrea Karla Ferreira. Ensino da matemática no século XXI: : D’Ambrosio e a mediação pelo digital. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 67, p. e24271, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n67.24271. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24271. Acesso em: 4 nov. 2024.