Análise de práticas pedagógicas com tecnologias digitais: um olhar sobre a experiência do curso de especialização EduTec

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24584

Palavras-chave:

tecnologias, práticas pedagógicas, educação a distância

Resumo

No contexto da cultura digital e com o advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), as práticas pedagógicas têm tomado novos rumos, com possibilidades diversas e inovadoras para o processo de ensino-aprendizagem. Atualmente, são várias as opções de ferramentas, softwares e produtos, com diferentes funcionalidades, que têm o potencial para auxiliar nas práticas educacionais. Entretanto, para que esses recursos tecnológicos possam ser utilizados de maneira crítica, intencional e qualificada é necessária uma formação de professores que se adeque às expectativas e necessidades da nova geração de aprendizes. Nesse contexto, ressalta-se os cursos de especialização para formação continuada, em especial o curso de Educação e Tecnologias (EduTec), oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na modalidade a distância. O presente artigo tem como objetivo, portanto, compartilhar as experiências do componente curricular oferecido no curso, denominado de “Práticas pedagógicas com tecnologias digitais”, destacando os desafios da flexibilidade pedagógica e o embate envolvendo políticas públicas. Além disso, discute os dados de um formulário aplicado para 499 estudantes do curso EduTec, indicando ao final um conjunto de tecnologias digitais e sugestões de práticas pedagógicas que podem ser aplicadas no âmbito educacional.

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Publicado

27.06.2023

Como Citar

VELOSO, Braian; DIAS DE OLIVEIRA SESTITO, Camila; MILL, Daniel. Análise de práticas pedagógicas com tecnologias digitais: um olhar sobre a experiência do curso de especialização EduTec. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 65, p. e24584, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n65.24584. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24584. Acesso em: 25 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 65 - Políticas Educacionais e Educação Digital: Propostas, Impactos, Oportunidades e Desafios
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Emanuelle Boeno Stochero , Crisna Daniela Krause Bierhalz (2024)
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10.5585/eccos.n70.25122
Braian Veloso, Camila Dias de Oliveira Sestito, Daniel Mill (2023)
Análise de práticas pedagógicas com tecnologias digitais: um olhar sobre a experiência do curso de especialização EduTec. EccoS – Revista Científica, 1.
10.5585/eccos.n65.24584
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