Engajamento e desengajamento online: um estudo quantitativo com estudantes do ensino superior

a quantitative study with higher education students

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n69.24623

Palavras-chave:

ensino superior, engajamento online, pesquisa quantitativa

Resumo

Esta pesquisa de natureza quantitativa foca nos conceitos de engajamento e desengajamento estudantil no modelo online, a partir de uma estrutura conceitual denominada “modelo duplo”. O objetivo central da pesquisa é compreender os processos de engajamento e desengajamento online de estudantes de graduação. Porém, a contribuição da pesquisa não se restringe a essa modalidade, podendo o instrumento já validado ser aplicado e adaptado a outros cenários.  O questionário, que foi aplicado junto a 1373 estudantes de graduação, é constituído de 50 itens e abarca as seguintes dimensões de engajamento e desengajamento: comportamental, cognitivo, emocional, agentivo e social. A validação do conteúdo do instrumento foi realizada junto a sete juízes experts, além de análise estatística por meio da análise fatorial confirmatória e da fidedignidade composta. As dimensões de engajamento que se destacaram foram as dimensões cognitivas e comportamentais, já entre os escores de desengajamento, o mais sobressalente foi o emocional.  No que diz respeito ao cruzamento de variáveis, observou-se que os adultos mais velhos foram os mais engajados e os jovens adultos os mais desengajados. Por outro lado, não houve diferença nos níveis de engajamento de acordo com o gênero. O estudo releva a importância de maior investimento no desenvolvimento do engajamento agentivo, dado que, assim, pode contribuir para alavancar um maior protagonismo estudantil.

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Biografia do Autor

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa – Unipampa

Docente do Mestrado Acadêmico em Ensino da UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa). Doutora em Letras e Pós-doutora em Ciencias de la Educación. Líder do Grupo de Pesquisa GAMA (Grupo sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação).

Fernanda da Cunha Ortega , Universidade Federal do Pampa – Unipampa

Administradora na Universidade Federal do Pampa. Mestre em Ensino pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

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Publicado

14.06.2024

Como Citar

IRALA, Valesca Brasil; ORTEGA , Fernanda da Cunha. Engajamento e desengajamento online: um estudo quantitativo com estudantes do ensino superior: a quantitative study with higher education students . EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 69, p. e24623, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n69.24623. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24623. Acesso em: 17 jul. 2024.