Engajamento e desengajamento online: um estudo quantitativo com estudantes do ensino superior

a quantitative study with higher education students

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n69.24623

Palavras-chave:

ensino superior, engajamento online, pesquisa quantitativa

Resumo

Esta pesquisa de natureza quantitativa foca nos conceitos de engajamento e desengajamento estudantil no modelo online, a partir de uma estrutura conceitual denominada “modelo duplo”. O objetivo central da pesquisa é compreender os processos de engajamento e desengajamento online de estudantes de graduação. Porém, a contribuição da pesquisa não se restringe a essa modalidade, podendo o instrumento já validado ser aplicado e adaptado a outros cenários.  O questionário, que foi aplicado junto a 1373 estudantes de graduação, é constituído de 50 itens e abarca as seguintes dimensões de engajamento e desengajamento: comportamental, cognitivo, emocional, agentivo e social. A validação do conteúdo do instrumento foi realizada junto a sete juízes experts, além de análise estatística por meio da análise fatorial confirmatória e da fidedignidade composta. As dimensões de engajamento que se destacaram foram as dimensões cognitivas e comportamentais, já entre os escores de desengajamento, o mais sobressalente foi o emocional.  No que diz respeito ao cruzamento de variáveis, observou-se que os adultos mais velhos foram os mais engajados e os jovens adultos os mais desengajados. Por outro lado, não houve diferença nos níveis de engajamento de acordo com o gênero. O estudo releva a importância de maior investimento no desenvolvimento do engajamento agentivo, dado que, assim, pode contribuir para alavancar um maior protagonismo estudantil.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa – Unipampa

Docente do Mestrado Acadêmico em Ensino da UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa). Doutora em Letras e Pós-doutora em Ciencias de la Educación. Líder do Grupo de Pesquisa GAMA (Grupo sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação).

Fernanda da Cunha Ortega , Universidade Federal do Pampa – Unipampa

Administradora na Universidade Federal do Pampa. Mestre em Ensino pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Referências

BOND, Melissa; BEDENLIER, Svenja. Facilitating Student Engagement Through Educational Technology: Towards a Conceptual Framework. Journal of Interactive Media in Education, v. 2019, n. 1, p. 11, set. 2019. Disponível em: https://jime.open.ac.uk/articles/10.5334/jime.528. Acesso em: 10 ago. 2021.

BOND, Melissa et al. Mapping research in student engagement and educational technology in higher education: a systematic evidence map. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 17, n. 1, p. 2–30, jan. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s41239-019-0176-8. Acesso em: 19 mai. 2024.

BORDBAR, Maryam. Autonomy-Supportive Faculty, Students' Self-System Processes, Positive Academic Emotions, and Agentic Engagement: Adding Emotions to Self-System Model of Motivational Development. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 1-9, set. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.727794. Acesso em: 25 jan. 2022.

BORSA, Juliane; DAMÁSIO, Bruno; BANDEIRA, Denise. Adaptação e validação de instrumentos psicológicos entre culturas: algumas considerações. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 22, n. 53, p. 423–432, dez. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300014. Acesso em: 27 ago. 2021.

BROWN, Timothy. Confirmatory factor analysis for applied research. New York: Guilford Publications, 2006.

CHEN, Pu-Shih; LAMBERT, Amber; GUIDRY, Kevin. Engaging online learners: The impact of web-based learning technology on college student engagement. Computers & Education, v. 54, p. 1222– 1232, maio. 2010. Disponível em: 10.1016/j.compedu.2009.11.008. Acesso em: 24 jan. 2022.

CHIPCHASE, Lucy et al. Conceptualising and Measuring Student Disengagement in Higher Education: A Synthesis of the Literature. International Journal of Higher Education, v. 6, n. 2, p. 31-42, mar. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5430/ijhe.v6n2p31. Acesso em: 21 ago. 2021.

CHIU, Thomas. Applying the self-determination theory (SDT) to explain student engagement in online learning during the COVID-19 pandemic. Journal of Research on Technology in Education, v. 54., n.1, p.1– 17, fev. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15391523.2021.1891998. Acesso em: 08 fev. 2022.

COATES, Hamish. Student Engagement in Campus-Based and Online Education. New York: Routledge, 2006.

COATES, Hamish. A model of online and general campus‐based student engagement. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 32, n. 2, p. 121–141, abr. 2007. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ766453. Acesso em: 06 ago. 2021.

COELHO, Jorge; SOUZA, Gustavo; ALBUQUERQUE, Josmário. Desenvolvimento de questionários e aplicação na pesquisa em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano (Org.). Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020. Disponível em: https://metodologia.ceie-br.org/livro-2/. Acesso em: 07 set. 2021.

COHEN, Rinat et al. Teachers’ Conditional Regard and Students’ Need Satisfaction and Agentic Engagement: A Multilevel Motivation Mediation Model. Journal of Youth and Adolescence, v. 49, p. 790–803, abr. 2020. Disponível em: 10.1007/s10964-019-01114-y. Acesso em: 25 jan. 2022.

DENG, Ruiqi; BENCKENDORFF, Pierre; GANNAWAY, Deanne. Learner engagement in MOOCs: Scale development and validation. British Journal of Educational Technology, v. 0, n. 0, p. 1–18, maio. 2019. Disponível em: 10.1111/bjet.12810. Acesso em: 15 set. 2021.

DIXSON, Marcia. Measuring Student Engagement in the Online Course: The Online Student Engagement Scale (OSE). Online Learning Journal, v. 19, n. 4, set. 2015. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1079585. pdf. Acesso em: 18 set. 2021.

FREDRICKS, Jennifer; BLUMENFELD, Phyllis; PARIS, Alison. School Engagement: Potential of the Concept, State of the Evidence. Review of Educational Research, v. 74, n. 1, p. 59–109, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.3102/00346543074001059. Acesso em: 06 ago. 2021.

FULFORD, Amanda. Refusal and disowning knowledge: re-thinking disengagement in higher education. Ethics and Education, v. 12, n. 1, p. 105–115, jan. 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17449642.2016.1271578. Acesso em: 17 ago. 2021.

HAIR, Joseph et al. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HU, Min; LI, Hao. Student Engagement in Online Learning: A Review. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON EDUCATIONAL TECHNOLOGY (ISET), 2017, Hong Kong. Anais…Hong Kong: IEEE, 2017. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/8005384. Acesso em: 19 set. 2021.

JANG, Hyungshim; KIM, Eun Joo; REEVE, Johnmarshall. Why students become more engaged or more disengaged during the semester: A self-determination theory dual-process model. Learning and Instruction, v. 43, p. 27–38, jun. 2016. Disponível em: 10.1016/J.LEARNINSTRUC.2016.01.002. Acesso em: 01 jul. 2021.

JIANG, Anne; ZHANG, Lawrence. University Teachers' Teaching Style and Their Students' Agentic Engagement in EFL Learning in China: A Self-Determination Theory and Achievement Goal Theory Integrated Perspective. Frontiers in Psychology, v. 12, p.1–11, jun. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.704269. Acesso em: 25 jan. 2022.

KAMPFF, Adriana. Engagement estudantil e percursos formativos no ensino superior. In: ZABALA, Miguel; MENTGETS, Manuir; VITÓRIA, Maria Inês. (Org.). Engagement na educação superior: conceitos, significados e contribuições para a universidade contemporânea. Porto Alegre: ediPUCRS, 2018. p. 85–98. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/20918/2/Engagement_Estudantil_e_Percursos_Formativos_no_Ensino_Superior.pdf. Acesso em: 23 set. 2021.

KRAUSE, Kerri‐Lee; COATES, Hamish. Students’ engagement in first‐year university. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 33, n. 5, p. 493–505, set. 2008. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02602930701698892. Acesso em: 21 ago. 2021.

MARTINS, Letícia Martins De; RIBEIRO, José Luis Duarte. Proposta de um modelo de avaliação do nível de engajamento do estudante da modalidade a distância. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), [s. l.], v. 24, n. 1, p. 8–25, 2019.

MEYER, Katrina A. Student Engagement in Online Learning: What Works and Why. ASHE Higher Education Report, [s. l.], v. 40, n. 6, p. 1–114, 2014.

NASIR, Mohd Azrin et al. Modifying the student course engagement questionnaire use with online courses. Journal of educators online, v. 17, n. 1, p. 1-11, jan. 2020. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1241583. Acesso em: 29 jul. 2021.

REDMOND, Petrea et al. An Online Engagement Framework for Higher Education. Online Learning Journal, v. 22, n. 1, p.183–204, mar. 2018. 10.24059/olj.v22i1.1175. Disponível em: https://doi.org/10.24059/olj.v22i1.1175. Acesso em: 19 ago. 2021.

REEVE, Johnmarshall; TSENG, Ching-Mei. Agency as a fourth aspect of students’ engagement during learning activities. Contemporary Educational Psychology, v. 36, n. 4, p. 257-267, out. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2011.05.002. Acesso em: 12 ago. 2021.

REEVE, Johnmarshall. How students create motivationally supportive learning environments for themselves: The concept of agentic engagement. Journal of Educational Psychology, v. 105, n.3, p. 579-595, mar. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1037/a0032690. Acesso em: 25 jan. 2022.

RIGO, Rosa Maria. Engagement acadêmico: contributos das tecnologias digitais para um processo [trans]formativo nas relações de engajamento na Educação Superior. 2020. 186 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9200. Acesso em: 31 jan. 2022.

SILVA, Juliana Ollé Mendes Da et al. Engajamento entre Estudantes do Ensino Superior nas Ciências da Saúde (Validação do Questionário Ultrecht Work Engagement Scale (UWES-S) com Estudantes do Ensino Superior nas Ciências da Saúde). Revista Brasileira de Educação Médica, [s. l.], v. 42, n. 2, p. 15–25, 2018.

SINHA, Suparna et al. Collaborative group engagement in a computer-supported inquiry learning environment. International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, v. 10, n. 3, p. 273–307, set. 2015. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11412-015-9218-y. Acesso em: 24 jan. 2022.

SKINNER, Ellen et al. Engagement and Disaffection in the Classroom: Part of a Larger Motivational Dynamic? Journal of Educational Psychology, v. 110, n. 4, p. 765–781, abr. 2008. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2008-16034-004. Acesso em: 27 jan. 2022.

SKINNER, Ellen; KINDERMANN, Thomas; FURRER, Carrie. A motivational perspective on engagement and disaffection: Conceptualization and assessment of children’s behavioral and emotional participation in academic activities in the classroom. Educational and Psychological Measurement, v. 69, n.3, p. 493–525, jun. 2009. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0013164408323233. Acesso em: 25 jan. 2022.

STEENBERGHS, Nina et al. Peer Effects on Engagement and Disengagement: Differential Contributions From Friends, Popular Peers, and the Entire Class. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 1–12, set. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.726815. Acesso em: 26 jan. 2022.

TAY, Lee; LEE, Shu-Shing; RAMACHANDRAN, Kalaivani. Implementation of Online Home-Based Learning and Students’ Engagement During the COVID-19 Pandemic: A Case Study of Singapore Mathematics Teachers. The Asia-Pacific Education Researcher, v. 30, n. 3, p. 299–310, abr. 2021. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s40299-021-00572-y.pdf. Acesso em: 28 jan. 2022.

TUOVINEN, Sanna; TANG, Xin; SALMELA-ARO, Katariina. Introversion and Social Engagement: Scale Validation, Their Interaction, and Positive Association With Self-Esteem. Frontiers in Psychology, v. 11, p. 1–11, nov. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.590748. Acesso em: 27 jan. 2022.

TURK, Murat. Measuring online student engagement in highr education: scale development, validation, and psychometric properties. 2022. 185 f. Disssertação (Mestrado em Filosofia) - Faculdade de pós-Graduação, University of Oklahoma, Norman, 2022. Disponível em: https://shareok.org/handle/11244/335591. Acesso em: 18 out. 2022.

VALENTINI, Felipe; DAMÁSIO, Bruno. Variância Média Extraída e Confiabilidade Composta: Indicadores de Precisão. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 1-7, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-3772e322225. Acesso em: 25 maio. 2022.

Downloads

Publicado

14.06.2024

Como Citar

IRALA, Valesca Brasil; ORTEGA , Fernanda da Cunha. Engajamento e desengajamento online: um estudo quantitativo com estudantes do ensino superior: a quantitative study with higher education students . EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 69, p. e24623, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n69.24623. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24623. Acesso em: 30 jun. 2024.