Escolarização aberta para a educação digital com ciência e tecnologia - reflexões sobre os planos europeu e brasileiro de políticas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24689

Palavras-chave:

escolarização aberta, educação digital, design thinking, inteligência artificial, políticas educacionais.

Resumo

Como potencializar projetos e iniciativas em parcerias internacionais na área de educação científica digital?  Este estudo examina dois planos atuais de educação digital, o europeu e o brasileiro, identificando diferenças e similaridades destacadas num quadro analítico. A abordagem metodológica baseou-se na análise temática indutiva da literatura cinza, combinada com a análise documental de relatos de práticas educacionais digitais do projeto Europa-Brasil CONNECT de escolarização aberta.  Os resultados destacam a relevância de três fatores: 1. oportunidades educacionais científicas digitais com abordagens sócio científicas; 2. ciência e tecnologia participativas tais como design-thinking e inquiry mapping, incluindo ambientes híbridos emergentes com tecnologias das nuvens (gerenciadores) a inteligência artificial (OpenAI - ChatGPT); e 3. parceria locais e globais para propiciar habilidades digitais e científicas rumo a sustentabilidade da vida e do planeta.

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Biografia do Autor

Alexandra Okada, Open University (OU-UK)

Atualmente é professora pesquisadora senior da Open University (OU-UK), coordenadora da comunidade internacional de pesquisa CoLearn OU-UK, professora visitante da UA-PT e UFSC Brasil. Pós doutora pela The Open University United Kingdom OU-UK (2008). Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1988), especialização em Licenciatura Formação de Professor Ens. Fund. Médio pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Curso de Pós-Graduação Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Ciência da Computação, Tecnologias da Informacao, Educação com ênfase em Currículo, Tecnologias do Conhecimento, Pesquisa e Inovação Responsáveis. Atuando principalmente nos seguintes temas: Literacia Digital Cientifica, Mapeamento do Conhecimento, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Conhecimento em Rede.

Alberto Erich Steimber de Pereira Okada, Centro Universitário de Brasília (CEUB)

Mestrando do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (CEUB), na linha de pesquisa de Cultura e Processos Psicossociais, sobre experiências subjetivas de educadores e estudantes do ensino superior no contexto da transformação digital. Psicólogo clínico e organizacional - CRP-01-DF 25551. Bacharel em Psicologia pelo IESB DF (2022). Especialização em Psicologia Junguiana pelo Instituto Dédalus (2022). Pós-graduado em Psicossomática pela UNIFATECIE / IJEP (2021). Pós-graduado em Psicologia Positiva: Ciência do Bem-estar e Autorrealização pela PUCRS (2021). Pós-graduado em Psicologia Junguiana pela FACIS / IJEP (2019). Bacharel em administração de empresas (2003) com MBA em Finanças (2004) pela UPIS. Aposentado pelo Banco do Brasil, onde exerceu o cargo de Ger. Executivo por 7 anos (2011-2018). Técnico em Processamento de Dados pela Escola Técnica Federal de São Paulo - ETFSP (1989).

Luciana de Oliveira Campolina, Centro Universitário de Brasília (CEUB)

Doutora em Educação pela universidade de Brasília - UnB, com período de doutorado sanduíche na Faculdade de Psicologia da Universidade de Buenos Aires. Professora titular do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (CEUB), professora do curso de Mestrado em Psicologia, Linha de Pesquisa Cultura e Processos Psicossociais. Realiza pesquisas sobre a inovação educacional, desenvolvimento humano, subjetividade e teoria histórico-cultural. Possui mestrado em Psicologia na área de Desenvolvimento humano em Contexto Sociocultural (2007) pela UnB e graduação em Psicologia (2000) por essa mesma universidade. Tem atuado como professora de magistério superior no campo da Psicologia escolar, do Desenvolvimento Humano e da Pesquisa Qualitativa. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento e estudos e pesquisa sobre a subjetividade, a criatividade e a inovação educativa.

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Publicado

28.06.2023

Como Citar

OKADA, Alexandra; STEIMBER DE PEREIRA OKADA, Alberto Erich; DE OLIVEIRA CAMPOLINA, Luciana. Escolarização aberta para a educação digital com ciência e tecnologia - reflexões sobre os planos europeu e brasileiro de políticas públicas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 65, p. e24689, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n65.24689. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24689. Acesso em: 3 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 65 - Políticas Educacionais e Educação Digital: Propostas, Impactos, Oportunidades e Desafios
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