A busca interior e a consciência coletiva por meio das obras de Marco Lucchesi: diálogos e encontros necessários
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n66.24992Palavras-chave:
Marco Lucchesi, Subjetividade, mudançaResumo
O ensaio versa sobre a análise das obras O Poeta do Diálogo e Maví, do escritor, romancista, ensaísta, tradutor, historiador, poeta, ocupante da cadeira nº15 da Academia Brasileira de Letras e diretor da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi. O estudo perpassou por uma breve introdução, de cunho subjetivo, a fim de apresentar ao leitor o contexto que envolveu a leitura das obras e, posteriormente, a escrita deste ensaio. Além da introdução, houve a preocupação em trazer uma descrição detalhada sobre a estrutura de cada livro, na tentativa de demonstrar a sensibilidade, a delicadeza e a profundidade da escrita desse autor que tem, como característica ímpar, a multiculturalidade impressa em suas obras. Além de apontar a multidiversidade cultural, este ensaio buscou expressar a transdisciplinaridade que percorre a escrita dos textos escolhidos. Em suas obras, Lucchesi perpassa pela matemática, astrologia e a música com a leveza e a profundidade necessárias para envolver o leitor de forma integral. Ademais, este ensaio buscou provocar o leitor sobre a relação entre os processos de reflexão subjetiva e a constituição da consciência da relação do sujeito com o seu coletivo. Vivências e experiências cotidianas que colocam à prova a consistência de uma base conceitual, por vezes endurecida, mas que, na verdade, se transforma constantemente, na medida em que tomamos consciência de que a única verdade que percorre nossa a existência é o movimento contínuo de mudança.
Downloads
Referências
LUCCHESI, Marco. Maví: Guaratinguetá, SP: Penalux, 2022.
LUCCHESI, Marco. Poeta do diálogo. BAPTISTA, Ana Maria Haddad, (org. et al.): Belo Horizonte, MG: Tesseractum, 2022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Milena Marques Micossi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).