Conhecendo e ensinando a África com Amadou Hampâté Bâ:

os movimentos de uma reconexão ancestral africana

Autores

  • Sènakpon Fabrice Fidèle Kpoholo Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n66.25182

Palavras-chave:

história da África, cultura africana, tradições africanas, literatura africana

Resumo

Este artigo aborda a temática de ensino de História e Cultura Africanas. Ele é fruto de reflexões posteriores à tese de doutorado intitulada “As Áfricas em sala de aula: possibilidades de viagens a partir do cinema africano” (2019). Os desdobramentos da tese levaram à busca de novas possibilidades de abordagem de temáticas africanas, entendendo a formação docente como um pré-requisito importante.  Ao longo deste texto, enfatiza-se a necessidade de uma abordagem didática de ensino da África alinhada com a perspectiva africana e a importância de realizar certos movimentos condizentes com tal perspectiva. O autor africano Amadou Hampâté Bâ e sua obra são trazidos para a conversa a título de ilustração e de orientação. O texto é organizado em quatro partes, incluindo a introdução, e se encerra com breves considerações finais. A introdução contextualiza a questão do ensino de História e Cultura Africanas. A segunda parte apresenta considerações iniciais sobre a abordagem didática pautada na Reconexão Ancestral Africana. A terceira traz um esboço biográfico do Amadou Hampâté Bâ. A quarta parte aborda argumentos a favor do uso das obras do referido autor para uma abordagem pertinente da África em salas de aula ou em qualquer outro espaço da educação básica em que exista a vontade de eleger a África como objeto de estudo.

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Biografia do Autor

Sènakpon Fabrice Fidèle Kpoholo, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutor em Educação.

Referências

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DIOP, Anta Cheikh. Nations nègres et culture. Paris: Édition Présence Africaine, 1979.

KPOHOLO, S.F.F. As Áfricas em sala de aulas: viagens a partir do cinema africano. Tese de doutorado. UFJF, março, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10846

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo, para uma nova cultura política. 3ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

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Publicado

19.09.2023

Como Citar

KPOHOLO, Sènakpon Fabrice Fidèle. Conhecendo e ensinando a África com Amadou Hampâté Bâ: : os movimentos de uma reconexão ancestral africana. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 66, p. e25182, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n66.25182. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25182. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 66 - Educação e Libertação Africana Contemporânea