A universidade pública moçambicana e a sua comunidade

oferta formativa excludente e (im)possibilidade de participação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n69.25239

Palavras-chave:

Universidade, Comunidade, Acesso à Educação Superior, Moçambique

Resumo

O presente artigo procura refletir sobre a universidade e a comunidade onde se encontra inserida. Por um lado, destaque é dado para a oferta formativa e para as possibilidades que são colocadas para os futuros alunos. Por outro lado, analisam-se as possibilidades de participação social da comunidade onde as mesmas se encontram inseridas. Neste sentido, examinam-se os processos atinentes à implantação da universidade em Moçambique e sua evolução, bem como as vagas disponibilizadas para a sua frequência. A pesquisa tem um carácter exploratório e descritivo cujo mote está assente no levantamento documental e bibliográfico. Os resultados apontam que a maior parte das vagas (58,4%) disponibilizadas pelas instituições de ensino superior com a denominação legal de universidade são reservadas a uma modalidade que implica o pagamento de taxas e/ou mensalidades, o que significa, de certa forma, a derrocada do público para dar lugar à privatização silenciosa. No mais, essa tendência privatista é efetuada sem olhar para a condição social da maioria dos alunos, o que faz com se torne numa instituição excludente. Conclui-se, deste modo, que há necessidade de uma maior participação no processo de tomada de decisões para a intercessão entre universidade e sua comunidade, permitindo, deste modo, maior participação social.

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Biografia do Autor

Leonel Elias Bene, Universidade Púnguè – UniPúnguè

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Brasil (2021). Graduação em Psicologia Escolar pela Universidade Pedagógica de Moçambique (UP) – Moçambique (2011). Atualmente é Assistente Universitário da Universidade Púnguè – Extensão de Tete (Moçambique). Bolsista da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) amparado pelo Edital do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - GCUB.

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Publicado

14.06.2024

Como Citar

BENE, Leonel Elias. A universidade pública moçambicana e a sua comunidade: oferta formativa excludente e (im)possibilidade de participação social. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 69, p. e25239, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n69.25239. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25239. Acesso em: 22 dez. 2024.