Princípios filosóficos na Pedagogia Social de Paul Natorp
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n68.25240Palavras-chave:
Natorp, pedagogia social, filosofiaResumo
Este estudo consiste em uma revisão e análise de materiais, como livros e artigos científicos, com o intuito de adquirir informações e conhecimento sobre a Pedagogia Social de Paul Natorp. Natorp (1854-1924) foi um filósofo e pedagogo alemão, considerado um dos fundadores da Escola de Marburgo. Ele era um defensor da pedagogia social, que enfatiza a importância da educação na formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Sua obra mais conhecida é "Sozialpädagogik", publicada em 1905, na qual ele defende a educação como uma forma de transformação social e cultural. O objetivo principal deste estudo é apresentar os princípios filosóficos na pedagogia social Natorp. O conteúdo fornecido é resultado de análises que aprofundam as teorias de Natorp acerca da Pedagogia Social, baseadas em Platão e Pestalozzi. É um estudo bibliográfico qualitativo que incentiva a apropriação das práticas de educação social em conexão com o conceito de Natorp sobre educação. Como resultado é fundamental construir um exercício ético que vá além das normas ensinadas nas escolas. Assim, a pedagogia social é definida como uma noção que incentiva o exame e socializa as possibilidades para que todos possam ver mais e melhor do que desejam perceber. Em síntese, este estudo defende que a educação pertence aos sujeitos que trabalham em conjunto para criar uma sociedade mais justa, diversa e com justiça social.
Downloads
Referências
CALIMAN, Geraldo. Pedagogia Social: seu potencial crítico e transformador. Revista de Ciências da Educação, 1 set. 2010. https://doi.org/10.19091/reced.v0i23.73
DOLLINGER, B. O elemento político no disciplinar: a identidade da Pedagogia Social entre difusidade e “olhar” próprio. Civitas –Revista Ciência e Sociedade, Porto Alegre, v.13, n.3, p. 437-457, 2013. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.3.16523
EVANGELISTA, Francisco; HORNICH, Daner. Educação sociocomunitária e o seu estatuto epistemológico na comunidade de comunicação crítica. Revista de Educação da Unina, v. 3, n. 1, 12 maio 2022. https://doi.org/10.51399/reunina.v3i1.108
FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf
FREIRE, P. A Pedagogia do oprimido. 11.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. Disponível em: https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Pedagogia-do-Oprimido-Paulo-Freire.pdf
JOVCHELOVITCH, S. Psicologia social, saber, comunidade e cultura. Psicologia & Sociedade, v. 16, n. 2, p. 20–31, ago. 2004. https://doi.org/10.1590/S0102-71822004000200004
MACHADO, Evelcy. A pedagogia social: reflexões e diálogos necessários. In: SILVA et al. (Orgs.). Pedagogia social. São Paulo: Expressão & Arte, 2011. p. 117-131.
MARTINS, E. C. Pedagogia social em contexto comunitário: nos meandros das aprendizagens não formais. Revista Educació i Cultura, Palma de Maiorca, v. 25, p. 127-146, 2015. Disponível em: https://raco.cat/index.php/EducacioCultura/article/view/321976/412566
NICO, B. Educação Comunitária: a teoria de uma prática. Santo Tirso: De facto Editores, 2020. Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/29232/2/BN.L.28%20Educacao%20Comunitaria%20miolo%202020.pdf
ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha; MACHADO, Érico Ribas. Fundamentos filosóficos na Pedagogia Social de Paul Natorp e aproximações com a educação comunitária. Praxis Educativa, v. 18, p. 1–10, 2023. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21337.011
URRUTI, F. de Los R. Fundamento científico de la Pedagogía social en Natorp(Anais de laJunta de Ampliación de Estudios e Investigaciones Científicas, 1911). In: RÍOS, F. de los (org.). Obras Completas, v. III, 1997. Barcelona: Fundación Caja de Madrid y Editorial Anthropos, 1997. p. 44-72.
VAZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. Tradução Maria Encarnación Moya. São Paulo: Expressão Popular, 200.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Danilo da Costa , Gustavo Javier Castro Silva , Maria Aparecida de Assunção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 707
- pdf 482