Princípios filosóficos na Pedagogia Social de Paul Natorp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n68.25240

Palavras-chave:

Natorp, pedagogia social, filosofia

Resumo

Este estudo consiste em uma revisão e análise de materiais, como livros e artigos científicos, com o intuito de adquirir informações e conhecimento sobre a Pedagogia Social de Paul Natorp. Natorp (1854-1924) foi um filósofo e pedagogo alemão, considerado um dos fundadores da Escola de Marburgo. Ele era um defensor da pedagogia social, que enfatiza a importância da educação na formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Sua obra mais conhecida é "Sozialpädagogik", publicada em 1905, na qual ele defende a educação como uma forma de transformação social e cultural. O objetivo principal deste estudo é apresentar os princípios filosóficos na pedagogia social Natorp. O conteúdo fornecido é resultado de análises que aprofundam as teorias de Natorp acerca da Pedagogia Social, baseadas em Platão e Pestalozzi. É um estudo bibliográfico qualitativo que incentiva a apropriação das práticas de educação social em conexão com o conceito de Natorp sobre educação. Como resultado é fundamental construir um exercício ético que vá além das normas ensinadas nas escolas. Assim, a pedagogia social é definida como uma noção que incentiva o exame e socializa as possibilidades para que todos possam ver mais e melhor do que desejam perceber. Em síntese, este estudo defende que a educação pertence aos sujeitos que trabalham em conjunto para criar uma sociedade mais justa, diversa e com justiça social.

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Biografia do Autor

Danilo da Costa , Centro Universitário UniProcessus

Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Mestre em Educação. Especialista em Direito Constitucional e Processo Constitucional; em Direito Administrativo; em Direito do Trabalho e Processo Trabalhista; em Didática do Ensino Superior em EAD. Licenciado em Geografia. Pesquisador. Editor. Professor universitário. Consultor do FNDE. Consultor da Unesco.

Gustavo Javier Castro Silva , Centro Universitário UniProcessus

Possui graduação em Filosofia - Pontificia Universidad Catolica de Valparaiso (1987), mestrado em Ciência Política pela Pontificia Universidad Catolica de Chile (1991), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1993) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2008). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ética, Política Educacional e Teoria das Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política internacional, políticas públicas, América Latina e ensino superior. Foi Pró-reitor de Graduação do Centro Universitário Euro-Americano (2003-2006), Diretor do Centro de Pós-Graduação Lato-sensu do Centro Universitário Euro-Americano, Coordenador e professor titular do Mestrado em Ciência Política do Centro Universitário Euro-Americano (2008-2009). Desde 2009 é Procurador Institucional e Professor de Pós-graduação na Faculdade Processus, na qual também ministra a disciplina Teoria do Estado e Ciência Política no curso de Direito. Entre 2010 e 2022 foi Diretor Acadêmico da Faculdade Processus. Em 2022 foi nomeado Vice-Reitor do Centro Universitário Processus - UniProcessus. Também é consultor ad hoc do INEP

Maria Aparecida de Assunção , Centro Universitário UniProcessus

Possui mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais em BH, ano de 1993. É pos-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas de Brasília de 1987 a 1988. É graduada em Administração pela União Educacional de Brasília (1985) . De 2010 até o momento atua no Centro Universitário Processu - UniProcessus. É professora e pesquisadora do Faculdade UniProcessus onde atualmente é a coordenadora do Curso de Bacharel em Administração e Administração Publica e também dos cursos Superiores de Tecnologia em Recursos Humanos e Gestão Publica. Em 2018 elaborou e encaminhou a CAPES/MEC a proposta de mestrado em Ciência Política com ênfase em Políticas Públicas, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social,atualizando uma nova proposta em 2019. De 2010 a 2013 implantou e coordenou o CST em Secretariado. De 2013 a 2017 implantou e coordenou o curso de Bacharelado em Administração Pública. Em 2016 a 2017 implantou e coordenou o CST em Gestão Pública. De 2015 a agosto de 2017 atuou na FACULDADE DE TECNOLOGIA CNA, onde atuou como professora e coordenou o curso superior de tecnologia em Agronegócio. De 1996 a 2002 atuou como professor substituto no curso de Administração da UnB. De 1981 a 2000 trabalhou na Embrapa-Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, tendo experiências na área de Administração, com ênfase em Administração de Pessoas, Mercadologia e Gestão Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: A empresa pública e o conceito de Marketing, Desenvolvimento Organizacional e Humano, Qualidade e eficiência na Administração Pública, Gestão de Processos Gerenciais, Modelo de Gestão Estratégica com base no Balanced Scorecard, Plano de Capacitação e Gestão por Competência como política de capacitação do pessoal administrativo da Embrapa.

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Publicado

14.03.2024

Como Citar

COSTA , Danilo da; SILVA , Gustavo Javier Castro; ASSUNÇÃO , Maria Aparecida de. Princípios filosóficos na Pedagogia Social de Paul Natorp. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 68, p. e25240, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n68.25240. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25240. Acesso em: 5 maio. 2025.

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