Philosophical principles in Paul Natorp's social pedagogy

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n68.25240

Keywords:

Natorp, social pedagogy, philosophy

Abstract

This study consists of a review and analysis of materials, such as books and scientific articles, in order to acquire information and knowledge about Paul Natorp's Social Pedagogy. Natorp (1854-1924) was a German philosopher and pedagogue, considered one of the founders of the Marburg School. He was an advocate of social pedagogy, which emphasizes the importance of education in shaping a more just and equal society. His most well-known work is "Sozialpädagogik," published in 1905, in which he argues that education is a means of social and cultural transformation. The main objective of this study is to present the philosophical principles of Natorp's social pedagogy. The content provided is the result of analyses that delve deeper into Natorp's theories on Social Pedagogy, based on Plato and Pestalozzi. It is a qualitative bibliographic study that encourages the adoption of social education practices in connection with Natorp's concept of education. As a result, it is essential to build an ethical exercise that goes beyond the norms taught in schools. Thus, social pedagogy is defined as a notion that encourages examination and socializes possibilities so that everyone can see more and better than they wish to perceive. In summary, this study argues that education belongs to individuals who work together to create a more just, diverse, and socially just society.

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Author Biographies

Danilo da Costa , Centro Universitário UniProcessus

Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Mestre em Educação. Especialista em Direito Constitucional e Processo Constitucional; em Direito Administrativo; em Direito do Trabalho e Processo Trabalhista; em Didática do Ensino Superior em EAD. Licenciado em Geografia. Pesquisador. Editor. Professor universitário. Consultor do FNDE. Consultor da Unesco.

Gustavo Javier Castro Silva , Centro Universitário UniProcessus

Possui graduação em Filosofia - Pontificia Universidad Catolica de Valparaiso (1987), mestrado em Ciência Política pela Pontificia Universidad Catolica de Chile (1991), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1993) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2008). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ética, Política Educacional e Teoria das Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política internacional, políticas públicas, América Latina e ensino superior. Foi Pró-reitor de Graduação do Centro Universitário Euro-Americano (2003-2006), Diretor do Centro de Pós-Graduação Lato-sensu do Centro Universitário Euro-Americano, Coordenador e professor titular do Mestrado em Ciência Política do Centro Universitário Euro-Americano (2008-2009). Desde 2009 é Procurador Institucional e Professor de Pós-graduação na Faculdade Processus, na qual também ministra a disciplina Teoria do Estado e Ciência Política no curso de Direito. Entre 2010 e 2022 foi Diretor Acadêmico da Faculdade Processus. Em 2022 foi nomeado Vice-Reitor do Centro Universitário Processus - UniProcessus. Também é consultor ad hoc do INEP

Maria Aparecida de Assunção , Centro Universitário UniProcessus

Possui mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais em BH, ano de 1993. É pos-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas de Brasília de 1987 a 1988. É graduada em Administração pela União Educacional de Brasília (1985) . De 2010 até o momento atua no Centro Universitário Processu - UniProcessus. É professora e pesquisadora do Faculdade UniProcessus onde atualmente é a coordenadora do Curso de Bacharel em Administração e Administração Publica e também dos cursos Superiores de Tecnologia em Recursos Humanos e Gestão Publica. Em 2018 elaborou e encaminhou a CAPES/MEC a proposta de mestrado em Ciência Política com ênfase em Políticas Públicas, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social,atualizando uma nova proposta em 2019. De 2010 a 2013 implantou e coordenou o CST em Secretariado. De 2013 a 2017 implantou e coordenou o curso de Bacharelado em Administração Pública. Em 2016 a 2017 implantou e coordenou o CST em Gestão Pública. De 2015 a agosto de 2017 atuou na FACULDADE DE TECNOLOGIA CNA, onde atuou como professora e coordenou o curso superior de tecnologia em Agronegócio. De 1996 a 2002 atuou como professor substituto no curso de Administração da UnB. De 1981 a 2000 trabalhou na Embrapa-Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, tendo experiências na área de Administração, com ênfase em Administração de Pessoas, Mercadologia e Gestão Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: A empresa pública e o conceito de Marketing, Desenvolvimento Organizacional e Humano, Qualidade e eficiência na Administração Pública, Gestão de Processos Gerenciais, Modelo de Gestão Estratégica com base no Balanced Scorecard, Plano de Capacitação e Gestão por Competência como política de capacitação do pessoal administrativo da Embrapa.

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Published

2024-03-14

How to Cite

COSTA , Danilo da; SILVA , Gustavo Javier Castro; ASSUNÇÃO , Maria Aparecida de. Philosophical principles in Paul Natorp’s social pedagogy. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 68, p. e25240, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n68.25240. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25240. Acesso em: 18 may. 2025.

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